Como melhorar as receitas de um clube durante períodos de paragem

As pausas nos campeonatos podem ser alturas financeiramente dramáticas para o desporto. Contudo, melhorar as receitas de um clube durante períodos de paragem é possível, desde que bem planeado!

Quando pensamos no plano económico dos clubes desportivos, rapidamente somos remetidos para as receitas de jogos, bilheteiras e mensalidades da formação, ou seja, para quando o clube está na sua atividade normal. Contudo, quando os campeonatos param, deixa de ser possível para um clube melhorar as suas receitas? A resposta é não!

O dia-a-dia de um clube não se faz somente dentro do terreno de jogo, e para que se possa melhorar os rendimentos, é necessário, em primeiro lugar, potenciar e melhorar o envolvimento com os adeptos de forma contínua, tanto durante os períodos de atividade, como também nos períodos de férias ou paragens dos campeonatos. Mas então de que formas podemos melhorar as receitas durante a paragem de um clube desportivo?

Melhorar as receitas do seu clube desportivo durante períodos de paragem

1. Reveja a sua proposta de valor aos patrocinadores

Uma das formas mais utilizadas pelos para angariar dinheiro e melhorar as receitas de um clube, prende-se com os patrocínios. Encontrar patrocinadores para um clube desportivo, pode trazer bastantes benefícios, desde que o foco esteja na geração de valor para ambas as partes.

O tempo de inatividade dos campeonatos, deve ser encarado como uma excelente altura para definir uma estratégia que aumente a sua proposta de valor e que desperte no possível patrocinador a vontade de trabalhar com o seu clube. 

Num momento de paragem da normal atividade do clube, uma ótima forma de agregar valor às parcerias é através da criação de conteúdos digitais, que envolvam os patrocinadores. 

Para potenciar o valor da parceria, pode associar diretamente os benefícios dos produtos/serviços do seu patrocinador aos conteúdos criados como partilha de vídeos da época, momentos importantes, notícias, ou até eventos sociais.

2. Aposte nas Redes Sociais

Hoje em dia, a maioria das pessoas já não dispensa as redes sociais, e, inclusive, utilizam-nas para acompanhar grupos com interesses semelhantes. Contudo, para serem eficientes, devem ser alimentadas continuamente com vários tipos de publicações por  forma a aumentar a base de seguidores dos clubes e, consequentemente melhorar a captação de adeptos e possibilidades de receita.

Nos períodos de paragem de atividade, pode apostar em conteúdos que mantenham o seu público envolvido e próximo do clube, como quizz sobre a história e a vida do clube, jogos e figuras da época, entrevistas a atletas e/ou adeptos, eventos, ou até concursos em que oferece bilhetes ou produtos dos seus parceiros. 

Existem diversas estratégias para atrair mais fãs através de redes sociais, o importante é ser criativo e pensar no que o seu público mais gosta. 

3. Potenciar o website do seu clube

Apesar de as Redes Sociais terem uma resposta imediata dos seus adeptos e ser fácil medir o seu alcance, um website continua a ser um canal de comunicação bastante importante para um clube porque, para além de conseguir agregar todo o conteúdo digital, também lhe confere um carácter mais moderno e profissional. 

Existem várias razões para os clubes desportivos disporem de um website, sendo as mais evidentes a melhoria da relação com os adeptos/sócios, e a possibilidade de explorar outras fontes de rendimentos. Se o seu clube ainda não tem um website, deve começar desde já a ponderar esta alternativa

Para melhorar o envolvimento com os adeptos nos períodos de paragem, e consequentemente melhorar as receitas de um clube através do website, pode apostar em partilha de novidades, eventos dos vários escalões e modalidades do clube, venda de merchandising, possibilidade de inscrição como sócio ou até venda de espaços publicitários (ou banners) a parceiros. 

O importante é que o seu website funcione como uma extensão do clube, dando aos adeptos/sócios todas as ferramentas necessárias para poderem acompanhar o dia a dia das suas equipas preferidas.

4. Venda merchandising do seu clube

O merchandising é comumente associado a clubes de maiores dimensões, no entanto, quando a comunidade está bem envolvida com o clube, pode ser facilmente adaptável. 

Sejam equipamentos, canetas, canecas, cachecóis ou chapéus, o importante é que pense nas necessidades e interesses do seu público, de forma a que os seus produtos se tornem ainda mais apelativos. Por exemplo, se a sua cidade é chuvosa e não existem muitas coberturas no campo, porque não apostar na venda de capas de chuva personalizadas com o emblema do clube? Além de úteis, com certeza farão o gáudio de qualquer fã! 

A grande vantagem é que estes itens tanto podem ser colocados à venda no seu website, nas redes sociais ou ainda fisicamente na loja/secretaria do clube. O importante é pensar nos seus adeptos, naquilo que eles gostam e nas suas reais necessidades.

5. Organize leilões

Além dos meios digitais, existem outras atividades que podem ajudar a melhorar as receitas de um clube desportivo durante períodos de paragem, como os leilões, sejam mediante a venda de rifas/senhas ou até licitações.

Desde o leilão de artigos importantes para o clube como equipamento de antigos atletas que tenham relevância histórica até artigos de merchandising ou bilhetes de época, há várias formas de cativar o seu público. 

Apesar destas iniciativas serem mais comuns presencialmente, com algum planeamento e organização podem ser também feitos de forma remota, seja através das redes sociais, do website do clube ou de sites especializados para o efeito.

Em tempos de paragem mantenha-se próximo da sua comunidade

Se pensarmos no que difere os clubes com maiores recursos dos restantes, a resposta está no relacionamento que estes criam com os seus adeptos, e no modo como mantêm o envolvimento com eles, independentemente de estarem ou não em funções.

Quando a atividade dos clubes está parada, seja por férias, término das competições ou outros motivos maiores, é imperativo que se continue a planear, estruturar e trabalhar formas de melhorar as receitas de um clube e as suas fontes rendimento, seja no mundo digital, no offline, ou, idealmente, em ambos. Desta forma conseguem criar pontos de contacto permanentes e diretos com a comunidade, em todos os momentos.

Não se esqueça que a vida de um clube nunca pára, e quanto mais envolvidos os seus adeptos estiverem, mais fácil será melhorar as receitas do seu clube desportivo!

About the Author:

Formada em Marketing, a Jessica junta a paixão pelo desporto, em especial o futebol, ao gosto pela escrita. A sua missão? Trazer as melhores práticas no marketing e ajudar os clubes desportivos a melhorar as suas relações externas.