Como encontrar patrocinadores para um clube desportivo

Os patrocínios não são nem devem ser levados a sério só por equipas profissionais ou de topo mundial. Equipas locais e semi-profissionais podem beneficiar e muito com uma melhor relação com os patrocinadores.

Paixão, dedicação e lealdade são alguns dos factores emocionais que ligam o desporto às pessoas. Muitas empresas procuram tornar-se tão familiares para os fãs/adeptos/seguidores que estes sejam levados a identificar-se com a marca, da mesma forma que o fazem com o desporto ou clube por si patrocinado.

Neste artigo iremos mostrar como pode encontrar mais patrocinadores para o seu clube mas, antes de continuar, é importante ter a noção o que é um patrocínio e para que serve.

O que é o patrocínio em desporto

O patrocínio desportivo pode ser caracterizado como uma ferramenta de comunicação que tem como finalidade transmitir o nome e a imagem da empresa e seus produtos/serviços, através da sua associação a eventos ou entidades desportivas.

Patrocínio não é publicidade! À medida que a publicidade perde algum do seu poder, os patrocínios entram cada vez mais em foco na estratégia de comunicação a nível empresarial.

Benefícios para o clube

Para o clube, patrocínio significa receber apoio em forma de ajuda monetária, de géneros ou fornecimento de serviços ao longo da época desportiva. Quer seja para despesas de transporte, equipamentos, alimentação ou outras necessidades.

O clube tem que ter a noção que se trata de uma relação de benefício mútuo entre as partes. Assim como o clube espera receber os apoios que necessita, o patrocinador também espera receber algo em troca.

Benefícios para o patrocinador

O investimento em desporto permite uma exposição positiva que pode resultar no reforço da marca, notoriedade da empresa, aumento de vendas, lealdade do cliente, etc.

Não só as grandes empresas investem em patrocínios, as pequenas ou empresas locais usam este meio como uma ferramenta de marketing para melhorar a sua posição na comunidade.

Para o patrocinador é principalmente um investimento de marketing onde espera ter um retorno. Cabe ao clube mostrar ao potencial patrocinador como poderá ajudar o seu negócio!

Como conseguir patrocinador para a sua equipa

Agora que sabemos o que é e para que serve o patrocínio em desporto e os benefícios para todas as partes, vamos ver alguns pontos que deve ter em atenção para conseguir obter mais patrocinadores:

Coloque uma pessoa no comando

Organizar o trabalho e procurar, encontrar e negociar com potenciais patrocinadores requer tempo e dedicação e, por esta razão, deve haver uma pessoa a assumir esta tarefa! Não quer dizer que deva fazer o trabalho todo, porque pode e deve ser um trabalho de equipa.

No início dos trabalhos, discuta este assunto seriamente com toda a equipa e procure envolvê-los em todo o processo na identificação de necessidades, o que têm para oferecer e pesquisa de potenciais patrocinadores.

Sendo um trabalho comercial, ter competências nesta área será sem dúvida uma mais valia.

Identifique as necessidades do clube

Dinheiro para despesas? Novos equipamentos? Alimentação, transporte ou outra coisa qualquer? Identifique as suas necessidades!

É mais fácil encontrar um apoio quando você sabe exactamente o que precisa e como poderá ser a contribuição dos potenciais patrocinadores.

Identifique os benefícios para o patrocinador

Depois de saber as suas necessidades, é altura de identificar o que pode oferecer aos patrocinadores em retorno da sua contribuição.

Nesta fase é importante identificar os objectivos e desafios de negócio do potencial patrocinador e como as suas acessibilidades, a sua história e o público-alvo podem ajudar.

Procure incluir nesta lista de benefícios um pouco da sua história, palmarés, número de atletas e sócios, onde o clube está ser publicitado/competir, etc. Mostre a visibilidade que o clube tem no seu dia-a-dia.

Muitos clubes ainda baseiam as suas acessibilidades para patrocínios no ambiente físico, mas com o ambiente digital em grande crescimento e que permite uma comunicação fácil, eficaz e em todo o lado, os clubes devem obrigatoriamente pensar neste meio para promover os seus patrocinadores. Se caso ainda não tem um website, conheça 5 boas razões para ter um website.

Damos algumas ideias:

  • Publicidade no estádio, pavilhão, piscinas, salas, etc.
  • Publicidade no equipamento;
  • Incluir o logotipo em todos os materiais impressos;
  • Distribuir ofertas e brindes dos patrocinadores;
  • Logotipo e ligação no website;
  • Promover e/ou destacar no website;
  • Logotipo nas Redes Sociais;
  • Posts promocionais nas Redes Sociais.

Ofereça diferentes possibilidades de preço e visibilidade

Uma vez identificado as necessidades e o que pode oferecer, é hora de definir como organizar as diferentes ofertas consoante a sua visibilidade. A melhor forma é a de apresentar as possibilidades sob a forma de pacotes de patrocínio.

Ao calcular o valor para cada pacote, certifique-se que o preço se baseia em números sólidos. Por exemplo, estime quantas pessoas provavelmente irão ver a mensagem do patrocinador num determinado lugar: nº de pessoas no estádio, nº seguidores nas redes sociais, nº visitantes no website, entre outros.

Desta forma será fácil para potenciais patrocinadores escolher o melhor pacote conforme o seu orçamento, objectivos e tempo.

Muito provavelmente as empresas também terão as suas próprias ideias sobre o que o patrocínio poderá valer, por isso a negociação irá fazer parte do processo.

Procure por potenciais patrocinadores

Antes de terminar o “trabalho de casa” falta apenas procurar e identificar pessoas ou empresas para potenciais patrocinadores.

Algumas ideias:

  • Comece por procurar naqueles que estão a seu lado, como a restante direcção e staff, se os seus empregadores/empresas estão disponíveis e interessados;
  • Procure por aqueles que já se relacionam directamente com o clube, como os familiares de atletas, atletas e sócios;
  • Dê uma volta na sua localidade ou procure na Internet por empresas próximas;
  • Procure por empresas/locais frequentados pelos seus atletas ou sócios.

Entre em acção!

Não dispare em todas as direcções! Identifique empresas cujo o negócio esteja relacionado com o seu desporto, evento e/ou localidade. E identifique empresas cujo os valores da empresa e clube estejam em conformidade.

Seja por telefone, email ou presencial, entre em contacto e procure identificar a pessoa responsável pelos patrocínios. Procure saber quais os seus valores e objectivos para patrocínio e se é uma prática corrente na política da empresa. Isto irá ajudá-lo a adaptar e melhorar a eficácia da sua mensagem.

Preparado para encontrar novos patrocinadores?

O interesse em patrocínio no desporto é um investimento que se tem mantido ao longo dos anos e não há qualquer sinal de diminuição.

Este artigo procurou de uma forma resumida mostrar o potencial que o patrocínio em desporto (e nos clubes) oferece às empresas e alguns pontos a serem trabalhados pelos clubes para levar esta área mais a sério e conseguir mais patrocinadores.

Agora só tem que começar a trabalhar para angariar novos patrocinadores. Com alguma criatividade e determinação é possível criar relações com grandes benefícios mútuos.

E não se esqueça que a relação de patrocínio apenas está a começar. Daqui em diante tem a responsabilidade de cumprir com todos os pontos acordados e, acima de tudo, tente mostrar o valor que o seu clube está a oferecer durante o período de patrocínio.