No desporto, para além do campo de jogo, há um outro campo que tem vindo a ganhar cada vez mais importância na vida dos clubes e fãs: o campo online.
É no campo online que os fãs procuram o seu clube diariamente e onde consomem informação, estatísticas, notícias e se relacionam com os demais fãs. Não só em dia de jogo mas durante toda a semana. Aqui, as redes sociais têm especial destaque devido à sua popularidade e também porque permite uma relação mais próxima e imediata entre o clube e o fã.
Mas, se por um lado temos estas grandes vantagens das redes sociais para os clubes desportivos, por outro estamos a partilhar um espaço onde está lotado de conteúdo e o nosso é apenas mais um. Como se conseguir sobressair?
Atraia os seus fãs através das Redes Sociais
1. Dia de Jogo
Em grande destaque o dia de jogo, o dia onde a magia acontece! Se é de enorme importância para o clube, assim deve ser para os adeptos. Por isso tenha em atenção de comunicar atempadamente e correctamente toda a informação e convide insistentemente as pessoas para ir ao estádio/pavilhão. Lembre-se que um recinto cheio, resulta num maior apoio, numa equipa mais motivada e num maior retorno financeiro.
Algumas ideias:
- Anúncio entusiasmado no pré-jogo, lembre as pessoas de todos os detalhes e como podem ser comprados os bilhetes;
- Poste os destaques ao longo do jogo e acompanhe as reacções que surgirem;
- Partilhe a opinião dos principais intervenientes no pós-jogo: jogadores, equipa técnica, etc.;
- Recapitule com momentos visuais do jogo nos dias seguintes.
2. Deixe os atletas brilhar
Hoje em dia, cada atleta também tem os seus seguidores online. Ao partilhar informações dos atletas, não só está informar os fãs do clube sobre os seus jogadores, como também aumenta a motivação e sentimento de pertença à equipa e ainda atrai grupo de seguidores desse atleta.
Algumas ideias:
- partilhe vídeos, posts, imagens dos jogadores;
- deixe-os apresentarem-se na chegada ou despedirem-se na sua partida
- celebre o aniversário
- partilhe os seus melhores momentos do jogo que resulta também numa maior exposição no mercado
3. Crie concursos
As pessoas adoram ganhar coisas de qualquer forma. Crie concursos nas Redes Sociais e deixe os fãs compartilhar as notícias e competir entre si. Este tipo de conteúdo tende a atrair muita atenção.
Algumas ideias:
- Lance desafios diversos: minuto do primeiro golo no próximo jogo, alguma curiosidade sobre o clube, o jogador com mais minutos, etc.
- Desafie os fãs a partilhar fotos ou vídeos sobre o clube e o mais votado ganha;
- Ofereça merchandising do clube, entradas para o próximo jogo, consumo no bar, etc.
- Tende relacionar os prémios com os patrocinadores, dando maior visibilidade a estes.
4. Crie memórias
Envolva os fãs directamente com o jogo! Hoje, qualquer fã está com o seu telemóvel preparado para partilhar os grandes momentos com os seus amigos. Por isso crie um excelente ambiente para os fãs: se for memorável é partilhável!
Algumas ideias:
- Em dia de jogo permitir fotografias com jogadores, experiências aos intervalos, etc.;
- Em qualquer momento surpreenda os fãs com ofertas e/ou surpresas;
- Relacione estes momentos com os seus patrocinadores e assim consegue mais patrocinadores para a sua equipa.
5. Recorde o passado
Relembre que o clube tem uma história e partilhe-a com orgulho. “Recordar é viver” e não só vai avivar a memória dos seus fãs como pode atrair novos jogadores ou motivar os actuais.
Algumas ideias:
- Comemore datas históricas, por exemplo: aniversário, primeira vitória, inauguração estádio e/ou pavilhão, etc.
- Partilhe as vitórias passadas, ex-jogadores e/ou ex-treinadores, equipas, etc.;
- Poste curiosidades, histórias e pessoas variadas que marcaram uma época importante no clube.
6. Mostre os bastidores
Um clube desportivo é feito de pessoas e para pessoas. O dia-a-dia de um clube desportivo envolve muita dedicação, tempo e trabalho. São momento únicos e não visíveis ao público em geral que podem despertar a curiosidade dos seus fãs.
Algumas ideias:
- Utilize fotos e vídeos privados para tornar mais pessoal;
- Mostre jogadores/equipa técnica fora do campo;
- Mostre os locais que os fãs não têm acesso, como por exemplo os balneários;
- Mostre qualquer momento que faça parte do dia-a-dia do clube
7. Informação exclusiva
A imprensa em geral dá grande destaque aos grandes clubes e deixam os restantes fora do seu dia-a-dia e, ao contrário do pensa, esta pode ser uma grande oportunidade: a oportunidade para oferecer conteúdo exclusivo aos fãs!
Algumas ideias:
- Informe do dia-a-dia do clube;
- Informação das equipas: lesões, transferências, estatísticas, convocados, etc.
- Tudo o que vê a ser anunciado na imprensa, tende fazer para o seu clube.
8. Explore a rivalidade
É importante realçar que, tal como no desporto, as Redes Sociais são um espaço de convívio e respeito entre todos, por isso sê sociável. Deve compreender perfeitamente o espaço, o momento e conhecer o rival para que não seja mal interpretado nesta acção. Explorar a rivalidade encoraja os fãs a envolver-se e “defender” as suas cores.
Algumas ideias:
- Antes do jogo entre as duas equipas, mencionar alguns factos engraçados ou desafie o rival para alguma coisa fora de campo;
- Relembrar curiosidades ou momentos entre os clubes;
- Crie concursos sobre o histórico entre as duas equipas.
Marketing nas Redes Sociais para clubes desportivos
As Redes Sociais são um excelente meio para os clubes de todos os tamanhos atraírem e aprofundar a relação com os fãs.
Não há nenhuma restrição sobre a quantidade e forma de partilhas, mas atenção apenas de como, quando e onde partilham o conteúdo para não infringir alguma política de privacidade, termo de utilização ou mostrar algo que não devam.
Neste artigo, mencionamos algumas maneiras de como os clubes desportivos podem comunicar nas redes sociais e, claro, existem muitas mais que podem ser usadas para aproximar os adeptos ao clube no dia-a-dia.
Boas partilhas!