4 boas práticas para conseguir e manter os patrocinadores satisfeitos

Conseguir um contrato de patrocínio para um clube desportivo já se revela uma tarefa difícil mas mantê-lo ativo e com todos os intervenientes satisfeitos é um desafio não menos fácil.

Os patrocinadores são ativos valiosos para qualquer clube desportivo. Após o contrato de patrocínio, se não for atento no relacionamento estabelecido, poderá fazer com que o patrocinador possa perder, de forma progressiva, o interesse no negócio.

Neste artigo deixamos algumas dicas de como se deve comportar na relação com um patrocinador.

O que deve fazer no contrato com um patrocinador

1. Trate o seu clube como um profissional

O primeiro e mais importante conselho é tratar o seu clube com profissionalismo. Pode estar no clube como um hobby, a acompanhar um familiar ou por amor ao desporto mas isso não significa que deve agir com descuido.

Encontrar e entrar em contato com um patrocinador deve ser encarado com todo a competência e rigor. Mostre que leva esta oportunidade a sério!

2. Faça uma proposta de valor para o seu patrocinador

Antes de entrar em contacto com o patrocinador, faça o seu trabalho de casa. Melhor do que ninguém você deve conhecer o seu clube, as suas actividades, os seus sócios, os adeptos que vão ao estádio, as pessoas que seguem o clube na Internet, etc.

Ao escolher um patrocinador faça uma proposta de valor. Mostre como o negócio dele se relaciona com a sua actividade ou com os seus adeptos. Mostre como a parceria resulta em algo positivo para o patrocinador.

3. Mantenha uma relação com o patrocinador

Dar um patrocinador como garantido após a assinatura do contrato pode ser o primeiro passo para o insucesso. Manter um patrocínio é como manter um negócio!

Após obter o patrocínio, preocupe-se com o desenvolvimento da marca ou empresa patrocinadora e mantenha-se atualizado. Ao dar a saber que está a par das novidades de quem investe em si e no seu clube estará também a demonstrar interesse, profissionalismo e fidelidade, acabando por fortalecer a relação.

Aproveite também todas as oportunidades para enaltecer as suas vitórias e objetivos conquistados. Faça-o diretamente ao patrocinador sempre que se justifique.

4. Faça algo para além do contrato

Para além do compromisso assumido com o patrocinador que deve honrar com a maior responsabilidade, esmere-se um pouco mais e vá além do contrato entre as partes. Não é obrigatório mas pode ajudar a subir os níveis de satisfação do patrocinador.

Um exemplo de como pode caprichar é incluir na sua estratégia de marketing nas redes sociais gostar, partilhar ou comentar as publicações dos seus patrocinadores com a página do seu clube desportivo.

Mantenha os patrocinadores satisfeitos!

Torne o seu clube atraente, mostre o seu valor e tenha em atenção à relação entre as partes. Assim terá mais probabilidade de manter os seus patrocinadores satisfeitos e garantir que eles renovem o seu contrato de patrocínio.

Bons negócios!