Como em qualquer desafio, há muitas oportunidades que podemos aproveitar. E no processo de angariação de atletas, os desafios e oportunidades nos treinos de captação não são exceção.

Hoje, já não basta abrir as portas do campo e os miúdos entram a correr preparados para iniciar o treino. Os tempos mudaram e com isso, os atletas e encarregados de educação tornaram-se cada vez mais exigentes e com mais opções de escolha. Os desafios de captar a atenção, trazer para o treino ou a inscrição de um atleta são muito maiores.

Para um maior sucesso no número de participantes nos treinos de captação e a seguir de inscrições no clube, os treinos de captação exigem planeamento, controlo e um maior “profissionalismo”.

Treinos de captação é a chave da angariação de atletas

Num processo de angariação, são muitos os atletas que vão aparecer num treino de captação (pelo menos é assim que esperamos que aconteça) e, até chegar ao “sim” final que todos desejamos, terão de passar por várias etapas.

Desde a comunicação, a necessidade de uma pré-inscrição e os treinos de equipa, deve conseguir prever todo o processo em cada uma destas etapas, as pessoas envolvidas, como vai ser cada participação e a experiência que pretende proporcionar ao atleta. Tudo deve ser pensado e planeado com antecedência.

Atenção que este planeamento deve ser a visão que tem para o processo de angariação, deve imaginar o cenário ideal mas que seja concretizável. Deixamos alguns desafios e oportunidades nos treinos de captação!

1. Aposte numa boa comunicação dos treinos de captação

Nada adianta tentar proporcionar a melhor experiência se não aparecer ninguém. Por isso, o primeiro passo da estratégia é comunicar.

Assim, o primeiro desafio passa por conseguir chegar ao máximo de potenciais interessados e, para tal, deve procurar promover os treinos de captação no maior número de canais possíveis, tanto online como offline.

Deve ficar bem explícito os dias e local dos treinos, para que idades se destina e o que necessita para poder treinar. Não é obrigatório, mas claro que uma boa imagem e mensagem irá captar uma maior atenção do público. Aqui, a sua criatividade é o limite das oportunidades que pode criar!

Leia também: 4 formas de divulgar os treinos de captação

2. Assegure-se que cumpre todos os requisitos com uma pré-inscrição

Hoje já não é só chegar e começar a treinar. Poder até pode, mas não devia ser assim e por 2 razões: segurança e relacionamento.

O que acontece no caso de um atleta que vá à experiência e se lesiona? E se o atleta tem algum problema de saúde para a prática desportiva? E pior ainda, se o atleta não tinha permissão de um adulto para ali estar? São situações destas que podem colocar qualquer clube numa situação que com certeza preferia não estar.

Para estes casos uma pré-inscrição salvaguarda a posição, tanto do clube como do atleta. O consentimento do Encarregado de Educação, um termo de responsabilidade ou seguro desportivo protege todas as partes. Dá mais trabalho, mas é melhor que seja assim!

Com uma pré-inscrição, também é um excelente momento para captar contactos autorizados (tanto email como telefone) para construir uma Base de Dados de comunicação regular e aproveitar para futuras ações de marketing.

3. Colaboração entre o staff é fundamental

Desde a promoção inicial até chegar ao treino, o atleta passa pelo contacto com várias pessoas, canais e diferentes períodos de tempo. É fundamental que a informação também acompanhe esta jornada.

O marketing faz a promoção, a secretaria a pré-inscrição, o coordenador deve saber os atletas que pretendem fazer um período de experiência, se tem tudo finalizado para poder treinar e também como estão a decorrer os treinos. O treinador deve saber quantos atletas pode contar para o treino, para assim preparar melhor a sessão. A secretaria precisa de saber o momento para finalizar a inscrição.

Existe muita informação que precisa de estar acessível a diferentes membros do staff e em momentos distintos. A colaboração entre o staff num clube desportivo permite não só conseguir fazer um melhor trabalho mas também melhorar a experiência do futuro atleta.

4. Finalizar inscrição

A inscrição definitiva no clube deve ser feita o mais rápido possível, de preferência logo durante o período de experiência ou assim que terminar, mas muitas vezes não é possível. Lembra-se do email e telefone que recolheu na pré-inscrição? Use-os!

Seja no campo ou numa fase posterior à distância, o importante é que faça um bom seguimento do período de experiência com o objetivo de conseguir a inscrição do atleta. Caso não se concretize, deve registar as razões e alguma sugestão de melhoria. No próximo ano agradece ter feito isso agora.

Ter uma pessoa, coordenador ou treinador, que facilite a passagem do treino para a inscrição, ajuda muito a taxa de sucesso.

5. Proporcione uma experiência incrível aos (futuros) atletas

Os atletas e encarregados de educação estão mais exigentes e há uma maior oferta de clubes, por isso, deve aprimorar a experiência que o atleta vai usufruir. O clube é o responsável por proporcionar uma experiência incrível!

Para além da obrigatoriedade na simpatia e de procurar uma excelente relação interpessoal, tanto com o atleta como encarregado de educação, procure exceder as expectativas.

Desde a comunicação inicial até à inscrição do clube, deve acompanhar todas as etapas do processo de angariação e conseguir esclarecer as dúvidas que surjam. Mostre as instalações do clube, apresente o staff com quem o atleta se vai relacionar e um treino bem organizado para o número de atletas presente, são pormenores que fazem a diferença.

Acima de tudo, procure proporcionar um ambiente onde o atleta e encarregado de educação sintam confiança no clube e segurança na prática da modalidade

Os treinos de captação são uma excelente oportunidade de fazer crescer o clube

Embora a dimensão ou notoriedade de um clube ainda possa fazer diferença no momento de angariar atletas, um bom planeamento e preparação de todo o processo pode ajudar muito a aumentar o número de atletas.

É importante que, entre o planeamento e a execução dos treinos de captação, registe o máximo de acontecimentos ou informação possível. Esta informação vai ser importante não só para analisar o resultado alcançado, mas também melhorar em futuros momentos de angariação.

Os desafios e oportunidades nos treinos de captação são muitos, mas já imaginou se conseguisse aumentar a percentagem de angariações a cada ano? O crescimento do clube pode estar fortemente relacionado com o sucesso na angariação de atletas!

 

Receba diretamente no seu e-mail mais conteúdos úteis sobre Clubes Desportivos e Desporto de Formação.

Quero Receber