Como atrair e reter mais atletas com os Treinos de Captação

Como atrair e reter mais atletas com os Treinos de Captação

Angariar novos atletas todos os anos é crucial para o futuro do seu clube desportivo. Os treinos de captação, especialmente na pré-época, são a forma mais comum de atrair e reter mais atletas.

Com muitos clubes a fazer o mesmo, acaba por criar-se uma forte concorrência entre clubes geograficamente próximos, especialmente nas modalidades mais praticadas. O que acaba por acontecer são treinos de captação com poucos participantes e ainda menos novos atletas inscritos.

Continue a ler este artigo para saber como pode angariar mais atletas com os treinos de captação.

Passos a seguir para atrair e reter mais atletas com os treinos de captação

O seu clube é único. Mostre-o desde o primeiro dia!

Para conseguir mais atletas inscritos do que em anos anteriores com os treinos de captação, é necessário seguir estratégias diferentes.

Não é suficiente repetir tudo o que foi feito em anos anteriores, é necessário fazer um planeamento adequado ao momento, pensar e definir tudo o que é necessário fazer.

Deixamos algumas dicas:

  • Primeiro que tudo, comece por analisar qual é a diferenciação do seu clube desportivo, face a outros clubes próximos. Hoje em dia, não é apenas a participação de uma criança no desporto que conta, os encarregados de educação também procuram saber mais sobre o clube em si e a experiência que os seus filhos terão.
  • Depois de conhecer bem essa diferenciação, planeie a estratégia a partir daí. Monte um cronograma, no qual irá apontar todas as tarefas ao longo do processo, sempre com um prazo limite associado a cada tarefa ou necessidade. Tudo o que se lembrar, deve incluir no cronograma.

Comunicar e divulgar os treinos de captação é essencial

O próximo passo será avançar com o plano de comunicação e divulgação. Mais uma vez, não chega fazer o mesmo do que é habitual. Uma única publicação no facebook do clube não chega.

  • Nas redes sociais do clube, opte por criar conteúdos que criem expectativa, só depois lance a novidade e não pare de criar conteúdos relacionados, antes e depois dos treinos de captação. A propósito, descubra como melhorar a presença do clube nas redes sociais.
  • Não menospreze os meios tradicionais. Se acha que distribuir flyers e cartazes está ultrapassado no tempo, talvez ainda não tenha distribuído nos locais certos.
  • Se as crianças e jovens não vão ao desporto, o desporto vai ter com as crianças e jovens. Faça palestras e/ou demonstrações da modalidade em escolas, ATL´s ou campos de férias.

No dia das captações, torne a experiência inesquecível!

No dia dos treinos de captação, dê destaque à organização e qualidade do serviço. Vá ao pormenor e aprimore a experiência, em todos os aspetos.

Não deve ser um treino igual a outro qualquer. Para além de ser um treino com objetivos específicos de acordo com o escalão – nos mais novos a diversão e o companheirismo ou nos mais velhos as capacidades técnicas e táticas – acrescente algo mais à experiência desse dia:

  • Traga a mascote do clube.
  • Crie uma surpresa inesperada – por exemplo um insuflável para as crianças ou uma atividade mais radical para os jovens.
  • Traga um atleta conhecido ou envolva a equipa principal do clube.
  • Ofereça um lanche; faça uma reportagem fotográfica e/ou vídeo; etc.

Ideias não faltam para tornar a experiência o mais marcante possível. A experiência é tudo, para além do serviço em si.

Na parte final do treino e ainda com os potenciais atletas em atividade, junte os encarregados de educação, visite as instalações desportivas, depois apresente o clube, a missão, visão, staff da equipa, horários e dias de treino, competições, métodos de trabalho, diferenciação, mensalidades e outros custos. Não se esqueça de abordar questões relacionadas com a segurança, fundamental para os pais inscreverem os filhos.

Não se esqueça do acompanhamento depois dos treinos de captação

Os treinos de captação não acabam no mesmo dia que começam. Se o objetivo é realmente trazer muitos e novos atletas para o clube, falta ainda fazer um acompanhamento nos dias seguintes.

  • Comece logo por enviar um e-mail personalizado para os pais ou para o atleta, conforme for o caso. Nesse email estará um resumo do clube, treinos e custos.
  • Poucos dias depois faça um contacto telefónico. Se existir interesse, tente perceber o que está a impedir a inscrição e ajude a desbloquear a situação.
  • Deixe em aberto a possibilidade de experimentar uma semana antes da inscrição definitiva; ou uma devolução total se o atleta desistir no primeiro mês.

Captar novos atletas todos os anos é crucial

Quem está envolvido no desporto de formação, sabe que há uma questão crucial para o futuro do clube: captar novos atletas para os escalões mais jovens, todos os anos!

Já não chega fazer os mesmos treinos de captação de sempre. É necessário ir mais além, apostar na diferenciação do seu clube e na experiência global dos atletas e pais, em todos os escalões.

Essa é a melhor forma de garantir que haverá sempre atletas suficientes nos escalões mais velhos, no curto, médio e longo prazo. Só assim o futuro do clube não fica comprometido.

 

Receba diretamente no seu e-mail mais conteúdos úteis sobre Clubes Desportivos e Desporto de Formação.

Quero Subscrever

About the Author:

O Rui faz parte da Equipa de Marketing do EMJOGO e tem como missão levar as melhores práticas de gestão e comunicação a todos os Clubes Desportivos.