Angariar novos atletas todos os anos é crucial para o futuro do seu clube desportivo. Os treinos de captação, especialmente na pré-época, são a forma mais comum de atrair e reter mais atletas.
Com muitos clubes a fazer o mesmo, acaba por criar-se uma forte concorrência entre clubes geograficamente próximos, especialmente nas modalidades mais praticadas. O que acaba por acontecer são treinos de captação com poucos participantes e ainda menos novos atletas inscritos.
Continue a ler este artigo para saber como pode angariar mais atletas com os treinos de captação.
Passos a seguir para atrair e reter mais atletas com os treinos de captação
O seu clube é único. Mostre-o desde o primeiro dia!
Para conseguir mais atletas inscritos do que em anos anteriores com os treinos de captação, é necessário seguir estratégias diferentes.
Não é suficiente repetir tudo o que foi feito em anos anteriores, é necessário fazer um planeamento adequado ao momento, pensar e definir tudo o que é necessário fazer.
Deixamos algumas dicas:
- Primeiro que tudo, comece por analisar qual é a diferenciação do seu clube desportivo, face a outros clubes próximos. Hoje em dia, não é apenas a participação de uma criança no desporto que conta, os encarregados de educação também procuram saber mais sobre o clube em si e a experiência que os seus filhos terão.
- Depois de conhecer bem essa diferenciação, planeie a estratégia a partir daí. Monte um cronograma, no qual irá apontar todas as tarefas ao longo do processo, sempre com um prazo limite associado a cada tarefa ou necessidade. Tudo o que se lembrar, deve incluir no cronograma.
Comunicar e divulgar os treinos de captação é essencial
O próximo passo será avançar com o plano de comunicação e divulgação. Mais uma vez, não chega fazer o mesmo do que é habitual. Uma única publicação no facebook do clube não chega.
- No website do clube, publique uma notícia sobre os treinos de captação ou, para mais visibilidade, coloque uma janela de destaque ou um banner. Se ainda não tem, pode facilmente criar um website para o clube desportivo em muito pouco tempo.
- Nas redes sociais do clube, opte por criar conteúdos que criem expectativa, só depois lance a novidade e não pare de criar conteúdos relacionados, antes e depois dos treinos de captação. A propósito, descubra como melhorar a presença do clube nas redes sociais.
- Não menospreze os meios tradicionais. Se acha que distribuir flyers e cartazes está ultrapassado no tempo, talvez ainda não tenha distribuído nos locais certos.
- Se as crianças e jovens não vão ao desporto, o desporto vai ter com as crianças e jovens. Faça palestras e/ou demonstrações da modalidade em escolas, ATL´s ou campos de férias.
No dia das captações, torne a experiência inesquecível!
No dia dos treinos de captação, dê destaque à organização e qualidade do serviço. Vá ao pormenor e aprimore a experiência, em todos os aspetos.
Não deve ser um treino igual a outro qualquer. Para além de ser um treino com objetivos específicos de acordo com o escalão – nos mais novos a diversão e o companheirismo ou nos mais velhos as capacidades técnicas e táticas – acrescente algo mais à experiência desse dia:
- Traga a mascote do clube.
- Crie uma surpresa inesperada – por exemplo um insuflável para as crianças ou uma atividade mais radical para os jovens.
- Traga um atleta conhecido ou envolva a equipa principal do clube.
- Ofereça um lanche; faça uma reportagem fotográfica e/ou vídeo; etc.
Ideias não faltam para tornar a experiência o mais marcante possível. A experiência é tudo, para além do serviço em si.
Na parte final do treino e ainda com os potenciais atletas em atividade, junte os encarregados de educação, visite as instalações desportivas, depois apresente o clube, a missão, visão, staff da equipa, horários e dias de treino, competições, métodos de trabalho, diferenciação, mensalidades e outros custos. Não se esqueça de abordar questões relacionadas com a segurança, fundamental para os pais inscreverem os filhos.
Não se esqueça do acompanhamento depois dos treinos de captação
Os treinos de captação não acabam no mesmo dia que começam. Se o objetivo é realmente trazer muitos e novos atletas para o clube, falta ainda fazer um acompanhamento nos dias seguintes.
- Comece logo por enviar um e-mail personalizado para os pais ou para o atleta, conforme for o caso. Nesse email estará um resumo do clube, treinos e custos.
- Poucos dias depois faça um contacto telefónico. Se existir interesse, tente perceber o que está a impedir a inscrição e ajude a desbloquear a situação.
- Deixe em aberto a possibilidade de experimentar uma semana antes da inscrição definitiva; ou uma devolução total se o atleta desistir no primeiro mês.
Captar novos atletas todos os anos é crucial
Quem está envolvido no desporto de formação, sabe que há uma questão crucial para o futuro do clube: captar novos atletas para os escalões mais jovens, todos os anos!
Já não chega fazer os mesmos treinos de captação de sempre. É necessário ir mais além, apostar na diferenciação do seu clube e na experiência global dos atletas e pais, em todos os escalões.
Essa é a melhor forma de garantir que haverá sempre atletas suficientes nos escalões mais velhos, no curto, médio e longo prazo. Só assim o futuro do clube não fica comprometido.