Juntos somos mais fortes é uma frase amplamente conhecida e usada no meio desportivo e que transcreve na perfeição que o todo é maior do que a simples soma das suas partes.

É uma frase muitas vezes usada na comunicação com os adeptos. Os clubes sabem que essa proximidade, a presença visível (e audível) dos adeptos e todo o seu apoio enriquece a grandeza do clube.

Em equipa também é uma máxima dentro de campo, principalmente nos desportos coletivos. Há uma frase célebre que exemplifica na perfeição a força desta união: “O talento pode ganhar jogos, mas só o trabalho em equipa ganha campeonatos.” – Michael Jordan.

Tanto com os seus adeptos como em equipa, os clubes sabem que a união fortalece o grupo e é fundamental para o seu sucesso.

Juntos somos mais fortes nos clubes de formação

Os clubes de formação sabem que a sua principal missão é formar atletas. Para atingir esse objetivo os clubes estão a reforçar-se com mais staff qualificado, especializado e diversificado para acompanhar de uma forma integral os seus atletas.

Hoje, nos clubes de formação, podemos encontrar não só os treinadores, mas também fisioterapeutas, psicólogos, tutores escolares, nutricionistas,a somar ao staff administrativo e operacional. Profissionais qualificados e dedicados a cada uma destas áreas.

A forma de trabalhar é crucial para atingir o objetivo tão desejado

Com o aumento da estrutura nos clubes de formação, o que acontece na maioria dos casos, é cada elemento de staff ter a sua forma de trabalhar: quer seja em papel, ficheiro de Excel ou num Software especializado.

Para além da falta de uniformização do trabalho, o resultado desta prática é que essa pessoa e/ou departamento fica dona e, muitas vezes, com acesso exclusivo ao resultado do seu trabalho. Assim, quando o clube (ou qualquer outro elemento de staff) precisa de saber alguma informação, a única opção é pedir informações a essa pessoa.

Pior ainda é que esta falta de controlo pode resultar numa perda total da informação, caso essa pessoa saia do clube. Existe esta realidade quer que estejamos a falar a nível técnico, clínico, escolar, administrativo, nutricional ou em qualquer outro departamento.

O clube é o principal culpado por esta situação e deve ser o responsável por a corrigir!

Juntos somos mais fortes num trabalho centralizado e colaborativo na formação

Para além da quantidade, o clube deve focar-se na qualidade do trabalho realizado.

Assim, o “juntos somos mais fortes” também terá um grande impacto se existir uma união entre os vários departamentos na formação. Uma forma de unir e potenciar a colaboração é centralizar o trabalho numa única ferramenta. Para além das várias vantagens de um Software de Gestão Desportiva, o clube está a promover:

1)  Organização da informação onde cada elemento de staff tem acesso a uma ferramenta para registar o seu trabalho. Por exemplo:

  • O treinador regista a informação dos treinos e jogos
  • Fisioterapeuta a informação de exames, lesões e tratamentos
  • O Scouting a identificação, observação e recrutamento de atletas

2) Possibilidade de colaboração entre os vários departamentos. Por exemplo:

  • Se o fisioterapeuta registar que o atleta está lesionado e o tempo de recuperação é de 2 semanas, o treinador toma imediatamente conhecimento
  • Se o atleta efetua um pagamento de uma mensalidade (online ou na secretaria), o departamento financeiro é imediatamente notificado;
  • Se o treinador identificar um excelente jogador na equipa adversário pode propor ao Scouting

3) Centralização da informação, onde a direção, coordenação e o clube podem acompanhar todo o trabalho realizado. Por exemplo:

  • Valores em dívida com base diária ou mensal
  • Lesões de um atleta ao longo da carreira
  • Evolução do atleta durante a época desportiva ou na ligação com o clube

Juntos somos mais fortes na formação de melhores atletas

Para captar, monitorizar e potenciar o trabalho desenvolvido, os clubes devem trabalhar de forma integrada em toda a informação de cada departamento.

Com o objetivo de melhorar a forma de trabalhar nos clubes de formação, o Software EMJOGO apresenta-se como uma solução integral a toda a estrutura. Não só potencia o resultado do trabalho realizado, como também torna cada elemento staff mais eficiente e eficaz no seu dia-a-dia.

Hoje os clubes sabem que para terem melhores atletas, devem ter uma melhor forma de trabalhar e o Software EMJOGO é o aliado nesta missão!

 

Mais de 300 Clubes Desportivos utilizam o Software EMJOGO no dia a dia. Saiba como também podemos ajudar o seu Clube. Sem compromisso.

Marcar Demonstração