Divulgar os treinos de captação é fundamental, em particular no início da época desportiva marcada pelo regresso à atividade dos clubes desportivos.
É também nesta altura do ano, em especial nos escalões mais novos, que muitos clubes apostam nos Treinos de Captação – também chamados de Dia Aberto – com o objetivo de atrair e reter atletas para a nova época desportiva.
O início da época é de facto a oportunidade certa para atrair novos atletas, daí que a divulgação e comunicação são a chave para conseguir o maior número possível de crianças e jovens para experimentar a modalidade.
Destacamos neste artigo 4 formas de divulgar os treinos de captação, complementares entre si.
Como comunicar e divulgar os Treinos de Captação
Comunicar é uma tarefa árdua hoje em dia. Seja em que meio, formato ou hora do dia, estamos constantemente a receber estímulos para um determinado produto ou serviço.
A verdade é que fazer sobressair uma determinada mensagem é realmente difícil. No caso do desporto de formação e com poucos recursos, não é diferente.
Nos próximos pontos encontrará 4 formas de divulgar os treinos de captação que vão ao encontro não só dos mais novos mas também dos pais e decisores nas idades mais precoces.
1. Website do clube
Publique uma notícia referente aos treinos de captação, com o máximo de informação disponível. Para dar ainda mais visibilidade, coloque uma janela pop-up à entrada do site ou um banner na coluna lateral. Se ainda não tem, pode facilmente criar um website para o clube desportivo em muito pouco tempo.
Lembre-se: quem tiver conhecimento dos treinos de captação por qualquer meio, a probabilidade de ir procurar mais informação no site do clube, é enorme.
2. Redes Sociais do clube
Como não poderia deixar de ser, deve utilizar as redes sociais do clube para comunicar os treinos de captação. Mais do que simplesmente publicar o cartaz, opte por criar conteúdos que criem expectativa, só depois lance a novidade e não pare de criar conteúdos relacionados, antes e depois dos treinos de captação.
No Facebook aposte em direcionar a mensagem para os pais, enquanto que no Instagram direcione para o público mais jovem. A propósito, se der jeito, saiba como melhorar a presença do clube nas redes sociais.
3. Distribuição de folhetos e cartazes em locais estratégicos
Se acha que distribuir folhetos e cartazes está ultrapassado no tempo, é porque ainda não os deixou no local certo.
Na sua comunidade, onde é mais provável as crianças e jovens deslocarem-se, no dia-a-dia? E os pais? Faça uma lista criteriosa e avance para o terreno. Não deixe de fazer esta divulgação e certamente haverá quem esteja atento aos folhetos e cartazes.
4. Palestras-parcerias com Escolas ou ATL´s
A prática desportiva de uma determinada modalidade nas idades mais jovens é sempre bem vista, quer pelos próprios pais, quer pelos professores ou adultos que lidam com as crianças e jovens nas escolas e ATL´s. Aproveite essa perceção positiva do desporto, para fazer uma palestra ou demonstração da modalidade nesses locais.
Se as crianças e jovens não vão ao clube, o clube vai ter com as crianças e jovens.
Comunicação no Desporto de Formação
Não basta abrir o portão do clube e esperar que os atletas apareçam, é fundamental comunicar e divulgar o desporto de formação e, neste caso em concreto, os treinos de captação.
Se ninguém tiver conhecimento ou nos dias de hoje se não estiver online, é porque não existe. Assim, o primeiro passo de um Clube Desportivo passa pela comunicação online mas não menospreze, de todo, as restantes formas de divulgação.
Seja como for, na divulgação e comunicação, não há fórmulas mágicas. Planeie, execute, avalie e tome notas para o ano seguinte.