O seu clube desportivo já tem presença digital? Certamente que sim, afinal deve ter uma página de Facebook e talvez até um Website. Contudo, pode não ser suficiente para o clube conseguir alcançar todas as vantagens do digital.
O futuro dos clubes desportivos é sem dúvida no digital, porque é neste meio, que conseguem:
- Conquistar mais sócios;
- Atrair mais atletas;
- Conseguir mais patrocinadores;
- Estar mais próximo da comunidade desportiva.
Ao ter uma boa presença nos canais digitais o seu clube desportivo pode conseguir aproveitar estas oportunidades, mas, para o conseguir, é importante que saiba em que canais digitais deve estar presente e como os potenciar.
Quer saber como pode aumentar a presença digital do seu clube desportivo? Então é só continuar a ler.
Canais para aumentar a presença digital do Clube Desportivo
Quando falamos de canais digitais existem várias opções. Contudo, alguns canais têm mais vantagens para os clubes desportivos e permitem que estes cheguem mais facilmente à sua comunidade.
Selecionamos 3 canais que vão ajudar o seu clube desportivo a aumentar a presença no digital e a estar mais próxima da comunidade desportiva.
Atenção que tem de ter em consideração que, antes de optar por qualquer canal digital, deve avaliar quais os benefícios que irá trazer para o clube e se tem capacidade para alimentar frequentemente o canal com novos conteúdos
Aumente a presença digital com as Redes Sociais
Marcar presença nas redes sociais vai aproximar muito o clube da comunidade desportiva. Isto porque, hoje, qualquer pessoa tem pelo menos um perfil social e, certamente, os atletas e adeptos têm presença em mais do que uma rede social.
Os adeptos e, mesmo os atletas, gostam de saber mais sobre desporto nas redes sociais e de participar ativamente em conversas desportivas. Por isso, o clube deve aproveitar esta oportunidade para fazer parte destas conversas e interagir com a sua comunidade desportiva.
Desta forma, o desafio é decidir em que rede social ou redes sociais, deve estar o clube presente. E, não, não precisa de criar uma página do clube em todas as redes sociais, existem critérios que o podem ajudar a decidir qual é a melhor opção para o seu clube desportivo:
1. Formatos de conteúdo que o clube tem mais facilidade em criar
Cada rede social, exige a criação de diferentes formatos de conteúdo, por isso, antes de entrar numa rede social, deve avaliar quais os que o seu clube tem mais facilidade de criar.
Por exemplo, se o seu clube consegue criar vídeos muito bons e com vários minutos, pode fazer sentido criar uma canal no Youtube.
Por outro lado, se no clube não existe ninguém que consiga criar bons vídeos, mas existe alguém com muito jeito para a fotografia e que é capaz de captar incríveis fotografias dos treinos e jogos, ter um perfil de Instagram pode ser ótimo para partilhar esses conteúdos com os seguidores do clube.
2. Ter presença em redes sociais onde está a comunidade desportiva
Se o principal objetivo com a presença do clube desportivo no digital é estar mais próximo da comunidade desportiva, então deve avaliar em que redes sociais a comunidade está para também marcar presença nessas redes sociais.
Quando falamos em jovens atletas, é muito comum que estes tenham preferência por redes sociais como o Instagram, o Youtube ou o TikTok.
Já quando falamos em adeptos e sócios do clube, é provável que estes recorram muito ao Facebook para se manterem atualizados sobre assuntos desportivos e que tenham interesse em acompanhar o seu clube através deste canal.
Assim, pode justificar-se o seu clube ter uma rede social para estar mais próximo dos adeptos e outra para ter mais visibilidade junto de jovens atletas.
Se tiver dúvidas sobre as redes sociais em que a comunidade desportiva está presente, pergunte. Reúna, por exemplo, alguns sócios do clube e pergunte quais redes sociais mais utilizam para acompanhar assuntos desportivos e qual a que gostavam de utilizar para acompanhar o clube desportivo.
3. Garantir que consegue criar e publicar conteúdos com regularidade
Não adianta o clube desportivo ter várias redes sociais se não é capaz de publicar conteúdos com regularidade e de forma consistente. Quando as publicações são feitas de forma inconsistente, os seguidores vão acabar por interagir muito menos com a página.
Assim, publicar conteúdos todas as semanas e de preferência várias vezes, é fundamental para aumentar a proximidade com os seguidores.
O ideal é delegar a tarefa de gestão das redes sociais a uma pessoa do staff e garantir que essa tarefa é feita de forma consistente e que não passam vários dias sem publicações, nem existem mensagens e comentários sem resposta.
Redes sociais como o Facebook e o Instagram já disponibilizam a possibilidade de agendar conteúdos com antecedência. Assim, não precisa de ter alguém todos os dias a atualizar as redes sociais do clube, pode agendar de uma só vez conteúdos para vários dias e garantir a frequência e consistência de publicações.
4. Promover a interação com os conteúdos é fundamental
Independentemente das redes sociais que façam sentido para o seu clube desportivo, existem algumas regras que deve seguir para garantir que os seguidores interagirem com o perfil e as publicações:
- Publicar de forma consistente e frequente;
- Publicar conteúdos que sejam do interesse dos seguidores: datas e resumos de jogos, informações sobre os atletas, eventos organizados pelo club;
- Criar conteúdos que peçam interação, como por exemplo, perguntas sobre o clube ou os jogadores ou desafios para os adeptos;
- Responder sempre a comentários dos seguidores, mesmo que sejam menos positivos;
- Responder sempre a mensagens dos seguidores;
- Criar publicações colaborativas com outras páginas ou perfis: com os patrocinadores ou com os atletas.
Leia também: 5 dicas para melhorar a presença dos clubes desportivos nas redes sociais
Aumente a presença digital com um Website
Criar um website para o seu clube desportivo, para além de aumentar a presença no digital, é criar um ativo que pode trazer muitos benefícios.
É verdade que as redes sociais são muito importantes para estar próximo da comunidade desportiva, mas estas pertencem a terceiros. Se amanhã o Youtube ou o Facebook deixarem de existir, o clube perde todos os conteúdos que lá estavam.
Já um website é propriedade do próprio clube, por isso está a construir casa em terreno próprio e deve retirar o máximo de proveito deste ativo.
Pode utilizar o website do clube para:
- Partilhar diversos conteúdos com os fãs: como calendário de jogos, tabela de classificação, notícias sobre o clube;
- Vender merchandising do clube;
- Permitir a compra de bilhetes para jogos;
- Permitir a inscrição de sócios e o pagamento de quotas de forma completamente digital.
A nível de patrocínios, ter um website também torna o clube mais profissional e assim mais atrativo para patrocinadores, já que estes podem ter um lugar de destaque no website e pode até encaminhar os utilizadores para os canais digitais dos patrocinadores, para saberem mais sobre os mesmos.
Cuidados a ter com o website
Embora o website não precise de ser atualizado com muita frequência e que não exija a consistência de conteúdos que exigem as redes sociais, deve garantir que a informação que lá é colocada está atualizada.
Por exemplo, se o clube tem o calendário de jogos no website tem de garantir que este está sempre atualizado. Da mesma forma, se o plantel está no website, o mesmo deve ser atualizado sempre que exista entrada ou saída de jogadores.
Para além disto na criação do website devem ser considerados alguns pontos que melhoram a experiência do visitante e garantem mais visitas:
- O website deve estar adaptado a dispositivos móveis, como smartphones e tablets;
- O carregamento das páginas e imagens deve ser rápido;
- O endereço deve conter o nome do clube para ser facilmente encontrado pelos adeptos;
- O design deve ser atrativo e representar a identidade do clube;
- Devem ser revistos todos os textos, para garantir que não existem erros.
Para se inspirar e perceber como um website pode ser vantajoso para o seu clube, recomendamos que veja o do Sport Clube União Torreense, criado no EMJOGO.
Se está a pensar criar um website para o seu clube, mas não sabe como começar, o EMJOGO pode ajudar. Descubra aqui como é fácil criar um website com o EMJOGO.
Aumente a presença digital com um Blog
Se o clube tem um Website, o blog pode estar incorporado no mesmo. No entanto, também é possível criar um blog sem ter um website associado, ou ter um blog e um website em domínios diferentes.
O blog pode ser utilizado pelo clube para partilhar notícias com a comunidade desportiva que estejam ou não relacionadas com o clube desportivo.
A principal diferença entre o blog e o website, é que enquanto o website é mais focado em promover os jogadores, os jogos e vender o merchandising do clube, o blog deve ter como objetivo entregar conteúdo à comunidade. Esse conteúdo não precisa de ser focado no clube para que exista interesse e interação dos leitores.
Existe uma infinidade de conteúdos que podem ser criados num blog de um clube desportivo, tais como:
- Notícias relacionadas com o desporto do clube: podem ser partilhadas notícias do desporto que é praticado no clube, que sejam relevantes para a comunidade desportiva e até para outros clubes;
- Comentário desportivo: pode existir uma rúbrica no blog de comentários desportivos, onde pode existir espaço para pessoas externas ao clube, como sócios, participarem e darem a sua opinião sobre algum jogo ou alguma notícia importante;
- Resumo dos jogos: depois de cada jogo pode ser partilhado no blog um pequeno resumo, com os principais pontos a destacar e com algumas fotografias que reforcem esse destaque;
- Prémios e concursos para clubes desportivos: divulgar prémios e concursos que possam estar a decorrer para clubes desportivos ou para a comunidade desportiva em geral, é também uma boa forma de aproximar o clube dos adeptos.
Ao contrário das redes sociais um blog não precisa de ter vários conteúdos por semana, mas precisa igualmente de consistência.
É importante que o clube defina quantos artigos vão sair por mês no blog. No caso de existirem conteúdos frequentes, como o comentário desportivo, é também importante que exista um dia fixo para a saída do mesmo.
Por exemplo, se todas as segundas-feiras for publicado um artigo de análise dos jogos do fim de semana, então os visitantes do blog sabem que todas as segundas-feiras podem ler esse artigo. Isto vai criar rotina nos leitores e aumentar a interação e o interesse nos conteúdos.
Para potenciar a interação com os artigos também deve publicar os mesmos nas redes sociais do clube.
Aproveite as oportunidades dos canais digitais e aumente a presença digital
O digital traz imensas oportunidades para os clubes desportivos, mas é efetivamente necessário que estes saibam como aproveitar estas oportunidades.
Com tudo o que diariamente é necessário fazer num clube desportivo e sendo a formação dos jovens atletas o foco do clube, nem sempre existe muito tempo para dedicar aos canais digitais e muitas vezes, não existem muitas pessoas no staff do clube com muita aptidão para trabalhar estes canais.
No entanto, é importante que todos os membros do clube percebam a importância destes canais e como os mesmos podem aproximar o clube da sua comunidade. Depois de perceberem esta importância, certamente conseguirão encaixar a gestão dos canais digitais nas tarefas habituais.
Se os adeptos, os atletas e os patrocinadores estão no digital, então é também aqui que o seu clube tem de estar.