O futuro dos clubes desportivos é digital, tal como é o futuro de qualquer organização que queira continuar a garantir a sua existência.
O título deste artigo poderia ser apenas “O Futuro é Digital”, porque, na verdade, a transformação digital chegou para ficar em tudo o que vivemos hoje e os clubes desportivos não são a exceção à regra.
Os clubes desportivos não podem ignorar a digitalização, nem manterem-se reticentes à utilização diária quer de canais, quer de processos digitais. Ignorar isto, é ignorar imensas oportunidades do digital e, até mesmo, colocar em causa a continuidade do clube desportivo.
Ainda tem dúvidas sobre o futuro dos clubes desportivos ser digital? Então é só continuar a ler para perceber o impacto que o digital tem nos clubes.
Por que é que os clubes precisam de estar no digital?
Quando falamos de clubes desportivos, especialmente no que toca ao desporto de formação, há três condições que os clubes têm de garantir para assegurar a sua existência:
- Atrair atletas em número suficiente para manter o clube ativo;
- Conquistar adeptos e sócios que alimentem a alma do clube;
- Conseguir patrocínios que ajudem o clube a fazer face às necessidades diárias.
Ora, todas estas condições são mais fáceis de garantir se o clube tiver uma presença digital.
Atrair atletas através dos canais digitais
Falar de atletas de formação, neste momento, é falar de crianças e jovens que já nasceram no mundo digital, com a internet e as redes sociais a fazerem parte da sua vida diária.
Qual é o melhor local para encontrar os futuros atletas? Sim, está a pensar bem, é nos canais digitais.
Enquanto clube é necessário ter uma comunicação digital que chegue não só aos atletas, mas também aos pais e encarregados de educação, e que lhes desperte a vontade de se inscreverem no seu clube em vez do clube vizinho.
A partilha digital do dia a dia do clube, dos valores que o clube defende, dos treinos e das competições, é fundamental para aumentar a visibilidade do clube e atrair estes atletas.
Conquistar adeptos e sócios que alimentem a alma do clube
Ser hoje adepto ou sócio de um clube é muito diferente do que era há uns anos. Esta diferença é essencialmente marcada pela forma como, no digital, a comunicação é acessível a qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.
Hoje, as pessoas querem ser informadas em tempo real sobre tudo o que está a acontecer. Também são muito ativas digitalmente e gostam de se envolver em conversas digitais e de partilhar a sua opinião sobre diversos assuntos. Aproveite este facto para possibilitar que conversem digitalmente sobre temas relacionados com o seu clube, principalmente nas redes sociais que são um excelente local de partilha e discussão e para interagir com os adeptos.
Os canais digitais reforçam o sentido de pertencer a uma comunidade.
Pertencer a um clube é pertencer a uma comunidade. Os adeptos vivem as conquistas do clube como vitórias pessoais e sentem de igual forma a dor das derrotas.
No entanto, nem sempre é possível a todos os adeptos e sócios do clube, acompanharem todos os jogos, principalmente quando estes vivem noutra cidade/país ou exigem grandes deslocações. A distância afeta este sentimento de pertença e, naturalmente, o adepto acaba por se afastar.
Ao ter um canal digital para partilhar os desafios diários do clube com os adeptos, esta dificuldade pode ser minimizada. Mesmo estando longe, os adeptos podem acompanhar digitalmente todos os passos do clube e continuam a ter uma relação próxima com a organização desportiva.
Qual é então a melhor forma de alimentar esta relação e de manter os adeptos atualizados? Através dos canais digitais. Se é aí que os adeptos estão presentes, é também aí onde o clube tem de estar e tirar o máximo de benefício destes canais.
Conseguir patrocínios que ajudem o clube a fazer face às necessidades diárias
No desporto, os patrocínios são fundamentais para os clubes superarem as suas necessidades diárias e, muitas vezes, para conseguirem participar em competições com custos mais elevados.
A maioria das empresas já percebeu a importância do digital e também já marca presença nos diferentes canais online.
Assim, se o seu clube está à procura de patrocínios, ter presença no digital abrirá muitas portas para conseguir chegar a mais empresas e atrair mais patrocinadores.
Além disso, com uma boa presença nos canais digitais, tem mais um argumento para apresentar aos patrocinadores, já que pode divulgá-los online e assim alcançar mais pessoas, de forma bastante eficaz.
Leia também:Como encontrar patrocinadores para um clube desportivo
O futuro dos clubes no digital também é transformação de processos
O futuro digital dos clubes desportivos tem também de incluir a transformação de processos. É altura dos clubes deixarem de lado processos manuais e obsoletos, que só complicam o dia a dia dos diferentes departamentos e que podem ser substituídos por processos digitais, que vão facilitar a comunicação e o trabalho de todos os membros.
Recorrer a um Software de Gestão e Comunicação Desportiva, como o EMJOGO, além de modernizar o clube e colocá-lo na linha da frente da transformação digital, trará inúmeros benefícios, tais como:
- Informação organizada e centralizada num único lugar, para facilitar o acesso dos diferentes membros do staff;
- Agilidade na procura e recolha de informação, já que basta ter um telemóvel, tablet ou computador com acesso à internet para encontrar ou adicionar novas informações;
- Eficiência de processos, garantindo que não existe informação perdida em papel e a mesma chega a todos os departamentos;
- Automatização de tarefas repetitivas, podendo o responsável pelas mesmas dedicar-se a tarefas mais importantes;
- Melhoria da comunicação,por exemplo, o treinador consegue sempre saber se existem atletas lesionados, consultando apenas a informação deixada no Software pela equipa clínica.
Para além do clube ficar mais eficiente e organizado no seu dia a dia, pode também beneficiar do conhecimento resultante da informação trabalhada por todo o staff.
O futuro do seu clube depende do digital
Como lhe mostramos ao longo deste artigo, o digital pode trazer inúmeras oportunidades para os clubes desportivos, desde que saibam aproveitá-las da melhor forma.
Em contrapartida, os clubes que continuem a resistir ao digital, têm de estar prontos para vencer algumas ameaças resultantes desta resistência:
- Perda de atletas para clubes com forte presença digital;
- Perda de oportunidades para conquistar mais sócios e patrocinadores para o clube;
- Afastamento da comunidade local;
- Impossibilidade de vender merchandising do clube online;
- Processos ineficientes que dificultam o trabalho dos vários departamentos;
- Perda de tempo com tarefas repetitivas e processos manuais;
- Dificuldade em aceder a informações importantes;
- Dificuldades de comunicação com os membros do clube e com a comunidade;
- Desaparecimento do clube desportivo.
Sim, leu bem: a resistência de um clube desportivo a entrar no digital, pode mesmo levar ao seu desaparecimento. Podemos ver a exemplo o caso da Kodak, que foi durante anos a maior empresa de fotografia, e em 2012 abriu falência por falta de inovação. A Kodak resistiu à entrada no mercado das câmaras digitais e isso ditou o fim de uma era de glória.
Portanto, se o seu clube ainda não começou a digitalizar-se terá que obrigatoriamente começar já a fazê-lo. Se já introduziu canais de comunicação digitais mas, por exemplo, ainda utiliza processos manuais, então deve pensar num Software e descobrir como também a gestão do seu clube sairá a ganhar com a transformação digital.
Lembre-se, a história da Kodak pode repetir-se em qualquer organização que não acompanhe a evolução do mundo. O digital é o presente e o futuro!