Se há coisa que os clubes desportivos não se podem lamentar é do factor social que têm na comunidade onde se inserem. Nos dias que correm devem explorar e aproveitar todo este potencial e passá-lo para as redes sociais.

Os números das Redes Sociais aumentam de ano para ano, sabemos que o Facebook tem 1,28 biliões de utilizadores; que o Instagram tem 200 milhões de utilizadores ativos e conta com mais de 20 milhões de fotografias partilhadas  e ainda que a cada 60 segundos o Youtube ganha mais 100h de novos vídeos (fonte: rockcontent.com)

O poder das redes sociais é reconhecido em todo o mundo, contudo, no desporto muitos clubes ainda não as estão a explorar, sendo a sua dimensão o argumento mais comum.

Será a dimensão fundamental para o sucesso de um clube desportivo nas redes sociais?

Os clubes que se mantêm melhor posicionados no mundo digital, não são apenas os que têm melhores jogadores, mas sim aqueles que mantêm a assiduidade e a frequência de publicações, permitindo aos adeptos que se sintam mais próximos dos atletas e das atividades diárias dos seus clubes de eleição.

Todavia, sabemos que quando as restrições orçamentais se impõem, a presença nas redes sociais pode tornar-se um grande desafio, quer por falta de tempo quer por falta de ideias para conteúdos.

Por esta razão, partilhamos algumas dicas que irão ajudar todos os clubes a melhorarem as suas ações de marketing e presença nas redes sociais.

5 Dicas para os clubes desportivos melhorarem a sua posição nas redes sociais

De salientar que a estratégia passa não só por atrair mais adeptos nas redes sociais, como também mantê-los activos nesta relação.

1. Interaja com os seguidores

Independentemente da plataforma, a melhor postura numa rede social é: Ser SOCIAL!

Neste sentido, interação é a chave principal. Se os seguidores perceberem que são valiosos, então a página também se tornará valiosa para eles. Responder a comentários, agradecer feedback, retribuir likes ou partilhar publicações em que o clube é identificado pode ser um dos passos para se tornar mais relevante nas redes sociais.

2. Crie conteúdos úteis

Com a quantidade de oferta que se encontra na internet, a melhor forma de “agarrar” o público é através de conteúdo útil e de confiança, e para os clubes desportivos não deve ser diferente. 

Que tal apostar em conteúdos que tragam valor tanto aos atletas e profissionais como ao público em geral? Apostar em anúncios de eventos, resultados de jogos e torneios, fotografias e vídeos dos treinos e dos jogos, conhecimentos mais teóricos e técnicos como dicas de nutrição, de treino individualizado, artigos sobre as principais regras das modalidades são apenas algumas ideias.

O importante é que todos sintam que naquela página encontram informações de qualidade!

3. Crie e promova passatempos

Uma forma de manter os adeptos envolvidos pode passar pela promoção de passatempos online. 

Por exemplo, escrever uma frase em que o participante explique o porquê de ser adepto do clube ou o impacto que o clube teve no seu crescimento ou ainda escolher um tema em que a fotografia com mais likes é a vencedora.  

Por sua vez os prémios podem ir desde bilhetes para assistir a um jogo, a possibilidade de participar num treino juntamente com as equipas de formação, oferta de merchandising do clube. 

As opções são tantas que é difícil não encontrar algo que se adeque à dimensão e aos recursos de cada clube;

4. Consiga partilhas das suas publicações

Encorajar os adeptos, os atletas e funcionários do clube a partilhar as publicações permite que estas cheguem a mais pessoas, o que por sua vez aumenta a probabilidade de alcançar novos seguidores. 

5. Faça perguntas

Não há melhor forma de ir ao encontro das expectativas do público do que através do conhecimento. Ao contrário do que muitos possam pensar, pedir ideias para conteúdos não mostra falta de imaginação, mas sim uma preocupação acrescida pelos interesses de quem o segue nas redes sociais.

 

Numa rede social seja… Social!

Neste artigo apresentamos 5 dicas, mas existem várias opções que podem ser adaptadas à realidade e aos recursos disponíveis de cada clube.

 

Gostou deste tema? Leia os nossos artigos sobre marketing para clubes desportivos!