O início da próxima época desportiva está quase aí e todos conhecemos a sensação do tempo passar muito rápido.

Na fase inicial da época as preocupações e solicitações são muitas e multiplicam-se por cada equipa e atleta. Antecipar o trabalho é essencial para prevenir problemas nas diferentes áreas e departamentos do clube.

É por isso que neste artigo partilhamos as principais razões para começar já a pensar na próxima época desportiva. O facto de começar mais cedo do que é habitual, dá-lhe desde logo uma vantagem face aos anos anteriores e isso é apenas o princípio.

3 razões para adiantar a próxima época desportiva

Especialmente no início da época desportiva costuma acontecer um pico de trabalho nos clubes desportivos, tanto a nível administrativo como desportivo. Não há como evitar mas pode sempre prevenir e minimizar. 

A melhor forma de fazê-lo é com antecipação e isso passa por começar a preparação da nova época o mais cedo possível. 

Destacamos algumas das principais razões:

1. Falta de tempo na pré-época

É a razão mais óbvia e nem sempre é lembrada. A sua experiência de anos anteriores é suficiente para saber que no início de cada época desportiva o trabalho multiplica-se e o tempo não estica.

Aproveite agora que a época atual está numa fase mais calma e adiante trabalho para a próxima época desportiva. Lá mais à frente vai agradecer ter começado o trabalho mais cedo do que nos anos anteriores.

Leia também: Como tornar o início da época desportiva mais eficiente com o EMJOGO

2. Mudanças e novos processos não são imediatos

O início de uma nova época desportiva representa um novo ciclo para os clubes desportivos. Por esse motivo, seria o momento ideal para iniciar novos processos de trabalho. Mas será mesmo o melhor momento?

Um dos problemas de não conseguir avançar com melhorias no início da época é que, nessa altura, está 200% focado no trabalho do dia a dia. Sobra pouco tempo para implementar melhorias face à época anterior.

Outro problema é a “resistência à mudança”, típico do ser humano. É verdade que melhorar traz os seus benefícios, mas há dois fatores que complicam as contas: o esforço de aprender os novos métodos e colocá-los na rotina diária.

Nesse sentido, ao começar mais cedo na preparação da próxima época dá ao clube mais tempo para a mudança e adaptação. Dessa forma, no início da época, o staff já estará a trabalhar alinhado com os novos métodos de trabalho.

3. O planeamento conduz à organização

Melhorar a organização consegue-se com planeamento. E um bom planeamento é feito com antecedência!

Assim, antes de chegar à pré-época, é necessário analisar a época que passou e definir o que deve ser melhorado ou introduzido de novo. Depois, definir quando, quem e como será executado cada um dos pontos. Se este trabalho for deixado para a última hora, o planeamento poderá não ficar tão detalhado e pormenorizado quanto possível. Ou pior, correr o risco de não se concretizar. 

O planeamento, quando feito com tempo, permite ao clube ganhar uma maior organização, clareza e tranquilidade na próxima época desportiva.

Leia também: Como melhorar a organização na Secretaria do Clube Desportivo

A próxima época desportiva começa mais cedo do que pensa

Da mesma forma que os treinos começam várias semanas antes das competições começarem, também os clubes desportivos devem preparar-se para o início da época vários meses antes.

Isso significa que agora é a altura de começar a pensar na próxima época desportiva. Lembre-se que assim estará a contribuir decisivamente para a evolução e organização do clube onde pertence.

Em conclusão, o melhor momento para preparar o futuro foi “ontem” e o segundo melhor momento é hoje!

Tenha acesso em primeira mão a conteúdos e dicas sobre Clubes Desportivos e Desporto de Formação. 2-3 emails por mês

Quero Receber