Tão importante como conseguir patrocínios no desporto, é garantir que os mesmos se prolongam e que os clubes conseguem estabelecer estratégias para parcerias duradouras.

No universo do desporto, particularmente nos clubes de desporto de formação, os patrocínios assumem um papel crucial não só como fonte de financiamento, mas também como impulsionadores do crescimento e notoriedade do clube.

No entanto, angariar patrocínios não é uma tarefa fácil e é necessário que os clubes sejam capazes não só de conquistar parcerias, mas também de manter essas mesmas parcerias, garantindo que estabelecem relações de longo prazo com os seus patrocinadores.

Neste artigo, vai descobrir como o seu clube pode atrair patrocinadores, maximizar a relação com estes e garantir que os patrocinadores veem um clube como um parceiro imprescindível.

Estratégias para Manter Patrocínios no Desporto a Longo Prazo

No desporto, especialmente no desporto de formação, os clubes devem esforçar-se para manter relações de longo prazo com os seus patrocinadores. Desta forma, podem tirar mais benefícios da parceria e não precisam de estar época após época a procurar ativamente novos parceiros.

No entanto, para que os clubes consigam conquistar e manter relações de longo prazo com os seus parceiros, é importante que sejam definidas e implementadas estratégias eficazes e que asseguram que os patrocinadores vão ficar satisfeitos e rendidos.

Entender o Público-Alvo e o Valor Proposto

O primeiro passo para uma campanha de patrocínio no desporto bem-sucedida é compreender quem é o público dos potenciais patrocinadores, ou seja, quem são as pessoas que compram produtos da empresa a quem quer propor parceria.

É essencial identificar os interesses, valores e objetivos dessas empresas para alinhar as propostas de patrocínio de maneira que destaque os benefícios mútuos

Uma proposta de valor convincente não só demonstra como o clube pode ajudar a atingir os objetivos de marketing do patrocinador, mas também como a parceria pode contribuir para o aumento da interação e lealdade do público-alvo da marca parceira.

Apresentações e Propostas Irresistíveis

Criar apresentações e propostas atraentes é fundamental para captar a atenção dos potenciais patrocinadores. Estes materiais devem ser claros, concisos e visualmente apelativos, destacando as oportunidades de exposição da marca, o alinhamento de valores e os casos de sucesso anteriores.

Incluir dados demográficos do público do clube, estatísticas de interação  e exemplos específicos de como a marca do patrocinador pode ser integrada em eventos ou campanhas aumentará significativamente as hipóteses de conseguir a parceria.

Comunicação Eficaz e Relacionamento Contínuo

Manter um patrocínio bem-sucedido vai muito além da assinatura do contrato. O segredo para uma parceria duradoura reside na capacidade de desenvolver um relacionamento contínuo, com uma comunicação aberta e eficaz. Isso inclui atualizações regulares sobre o progresso e os resultados das iniciativas patrocinadas, bem como a disponibilidade para ajustar estratégias conforme necessário.

Mostrar apreciação e reconhecimento pelo apoio dos patrocinadores, através de menções em eventos e publicações, também fortalece o vínculo entre o clube e a empresa e mostra ao patrocinador que o clube está disposto a oferecer mais do que o que foi inicialmente acordado.

Leia também: 4 boas práticas para conseguir e manter os patrocinadores satisfeitos

Personalização e Flexibilidade

Conseguir patrocínios no desporto é desafiante, principalmente porque empresas locais tendem a ter vários pedidos e não conseguem atender a todos. Assim, oferecer pacotes de patrocínio personalizados pode ser um grande diferencial para o seu clube.

Para isso, deve entender os objetivos específicos de cada patrocinador e adaptar as ofertas para ir ao encontro dessas necessidades. Por exemplo, se existe um consultório de oftalmologia, o clube na proposta de patrocínio pode sugerir que todos os atletas tenham acesso a uma consulta de rastreio. Isto aumenta as hipóteses dos atletas que precisam de óculos ou lentes serem clientes daquela empresa.

Esta estratégia, além de aumentar a probabilidade do clube fechar a parceria, também fortalece a relação com o patrocinador e demonstra compromisso.

Para além da personalização da proposta, ser flexível e aberto a ajustes durante a parceria pode ajudar a superar desafios e manter uma colaboração produtiva a longo prazo.

Maximizar os Canais Digitais do Clube

O clube deve aproveitar os seus canais digitais para aumentar a visibilidade do patrocinador, incluindo na proposta estes canais como uma mais valia.

  • Website do Clube: Um website bem desenhado e estruturado pode servir como um local de exposição para os patrocinadores, destacando as suas marcas e produtos nas páginas do mesmo. Esta pode ser também uma plataforma para contar histórias de sucesso, mostrando como os patrocínios ajudam a alcançar objetivos conjuntos, o que pode ser interessante para potenciais patrocinadores;
  • Redes Sociais: As redes sociais são ferramentas poderosas para aumentar a interação e a visibilidade. O clube pode utilizar as suas páginas para promover os patrocinadores de maneira criativa, por exemplo, através de posts colaborativos, hashtags personalizadas, e até transmissões ao vivo de eventos que destaquem a participação do patrocinador.

Entrega de Valor e Avaliação de Desempenho

Para que o patrocinador queira prolongar época após época o acordo com o clube, é crucial que consiga perceber qual é o valor que está a obter da parceria, face àquilo que está a oferecer.

Assim, estabelecer indicadores de desempenho claros e formas de medir os resultados da parceria desde o início, garante que ambas as partes estão comprometidas em alcançar bons resultados.

Cumprir e, sempre que possível, superar as expectativas é fundamental para manter a confiança e a satisfação do patrocinador, incentivando a renovação do patrocínio.

O que Não Fazer em Patrocínios no Desporto

Da mesma forma que devem ser definidas estratégias para conquistar patrocinadores, existem práticas que devem sempre ser evitadas e que podem colocar em causa a relação com os parceiros e levar o clube a perder patrocinadores.

Assim sendo, durante a parceria, o clube devem sempre evitar:

  • Promessas não cumpridas: garantir mais do que o clube pode entregar é uma receita para o desastre. Sempre seja realista sobre o que pode ser oferecido;
  • Comunicação ineficiente: falhar ao manter os patrocinadores informados sobre o progresso e os resultados pode levar a desentendimentos e descontentamento;
  • Falta de alinhamento: propor parcerias a empresas cujos valores ou público-alvo não se alinham com os do clube pode resultar em esforços de marketing ineficazes e perda de credibilidade quer do clube, quer do patrocinador;
  • Não ter em conta a importância da exclusividade: oferecer a mesma importância e os mesmos benefícios a patrocinadores que vendem para os produtos semelhantes e muitas vezes para as mesmas pessoas, é um grande risco. Deve ser mantida exclusividade na altura de escolher os patrocínios e garantir que patrocinadores que apoiam mais o clube são beneficiados e têm garantias de que o clube desportivo não vai criar parcerias com os seus principais concorrentes.

Parcerias Duradouras são Essenciais para o Crescimento dos Clubes Desportivos

Os patrocínios no desporto, especialmente nos clubes de formação, representam uma ponte vital entre a sustentabilidade financeira e o crescimento contínuo. Conquistar e manter parcerias é um desafio diário e para o qual os clubes devem estar preparados.

Olhando para o futuro, os clubes desportivos que adotam uma abordagem estratégica e orientada para o relacionamento no desenvolvimento de patrocínios não só estabelecem alicerces sólidos para parcerias duradouras, mas também se posicionam na vanguarda da transformação do desporto numa plataforma de valor inestimável para marcas e comunidades.

É importante que os clubes se lembrem sempre que o valor de uma parceria não se mede apenas pelos benefícios imediatos, mas pelo impacto sustentável e positivo que gera para todas as partes envolvidas.

 

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