O Papel do Team Manager na Formação Desportiva

Para dar resposta às crescentes exigências das equipas e atletas, o papel do Team Manager na formação desportiva tem passado por múltiplas transformações ao longo dos últimos anos e ganho cada vez mais importância.

Muitos clubes iniciam e executam as tarefas do dia-a-dia, desconhecendo a importância e os benefícios de ter um gestor responsável por cada equipa. Na verdade, a entrada de uma pessoa com estas responsabilidades, alivia muito a acumulação de trabalho de outros departamentos e potencia a preparação e boa organização ao longo da época desportiva.

Importância do Team Manager na organização de uma equipa de formação

Planeamento da época desportiva

O Gestor de Equipa assume um importante papel no planeamento da época desportiva que possibilite o seu bom funcionamento. É fundamental que este planeamento seja coordenado com os restantes departamentos a fim de assegurar que esteja enquadrado com a missão do clube e objetivos propostos para a modalidade e  escalão.

Com os vários departamentos o Team Manager deve assegurar o apoio à equipa técnica, a gestão orçamental da equipa com a direcção e antecipar toda a logística necessária para a época desportiva.

Melhor organização nos processos administrativos, logísticos e de recursos materiais

Com um Gestor de Equipa responsável pelos processos administrativos, logísticos e gestão de recursos materiais da equipa, estas tarefas podem ser planeadas, organizadas e acompanhadas com maior atenção e dedicação.

Desta forma, para além de uma melhor execução pode também antecipar e resolver qualquer imprevisto mais rapidamente, diminuindo possíveis problemas no futuro.

Facilita o trabalho dos outros departamentos

Ao existir uma pessoa dedicada à gestão da equipa, liberta-se outros departamentos de acumularem as tarefas administrativas e logísticas, ficando eles com mais tempo e foco para desempenhar as suas funções.

Por exemplo, com um Team Manager na equipa, o treinador pode dedicar-se exclusivamente à componente técnica, o Coordenador Técnico pode dedicar mais tempo a acompanhar o plano estratégico e evolução dos atletas, os Diretores às funções de gestão e a aliviar o tempo infindável e stress acumulado da secretaria.

Melhor relação e comunicação na equipa

Sendo que o Team Manager é o responsável pela equipa no seu todo, este deve acompanhar e promover uma relação eficaz entre as várias áreas, quer seja técnica, diretiva, médica, pedagógica ou financeira.  

Para além desta gestão de relações entre os recursos humanos do clube, ao acompanhar a equipa no seu dia-a-dia, também assume um papel crucial na relação do clube com os encarregados de educação e atletas.

O Team Manager optimiza o bom funcionamento e desempenho numa equipa

Embora os clubes acabem por realizar este trabalho através da acumulação de funções de outras pessoas (tal como treinador, coordenador, diretores e secretaria), a presença de um Team Manager dedicado à equipa traz muitos benefícios.

Devido à importância do seu papel, o Software EMJOGO permite incluir um elemento do staff a assumir estas funções e alocá-lo apenas à sua equipa. Para além de registar o trabalho necessário das suas funções, também potencia a colaboração e entreajuda com os restantes departamentos. 

Hoje, tal como um treinador, assegurar um Team Manager com antecedência é fundamental para a preparação e boa organização da equipa ao longo da época desportiva.

 

Faça como os mais de 150 clubes EMJOGO e veja como também o podemos ajudar a melhorar o dia-a-dia do seu clube!

Peça uma demonstração

 

About the Author:

O Gil é Fundador e CEO do EMJOGO.PT. Com formação e experiência na área tecnológica, a paixão pelo desporto levou-o a criar o Software EMJOGO. A sua missão é ajudar a uma melhor organização e gestão dos clubes desportivos.