Funções dos Coordenadores Técnicos no Desporto de Formação

Embora tenha vindo a ganhar bastante visibilidade e importância, por ser um cargo relativamente recente, as funções dos coordenadores técnicos no desporto de formação ainda são desconhecidas por muitas pessoas.

Os coordenadores técnicos são um dos grandes pilares da formação, sendo responsáveis pela definição dos objetivos gerais e por garantir as metas a atingir pelos vários escalões. Independentemente da dimensão e organização interna do clube, são vários os desafios que os coordenadores técnicos encontram no dia-a-dia devido à importância e abrangência das suas funções.

Uma boa coordenação técnica é fundamental quer para o trabalho do clube em termos competitivos como também para assegurar a sua sustentabilidade a médio-longo prazo.

Funções dos Coordenadores Técnicos nos clubes de formação

Definir o plano formativo dos vários escalões

O planeamento estratégico é uma das mais importantes funções dos coordenadores técnicos no desporto de formação. 

Dentro deste planeamento estratégico, os coordenadores técnicos são os principais responsáveis por definir os objetivos a alcançar por cada escalão, os conteúdos programáticos e os modelos de jogo a serem trabalhados pelas diversas faixas etárias na formação.

Por este motivo, além dos elevados conhecimentos técnicos da modalidade, é necessário que os coordenadores técnicos sejam capazes de conjugar os objetivos do desporto com os objetivos do clube a fim de garantir a máxima qualidade do trabalho a realizar.

Gerir e Liderar as Equipas Técnicas

Os coordenadores técnicos são os responsáveis não só por gerir e liderar as equipas técnicas, como também por avaliar o seu desempenho e garantir o seu desenvolvimento.

É fundamental que os coordenadores técnicos passem de forma clara e uniforme os objetivos propostos bem como a forma como os treinadores e as suas equipas vão ser acompanhados e avaliados. Um acompanhamento diário, quer em treinos, jogos ou em reuniões de grupo, fazem parte das tarefas para assegurar o melhor desempenho de cada treinador.

Utilizando o Software EMJOGO permite, de uma forma fácil e centralizada, integrar e acompanhar o trabalho de cada treinador.

Garantir o cumprimento do plano estratégico da formação

Sendo o coordenador técnico o responsável por coordenar e avaliar o trabalho que é desenvolvido na formação, é necessário que este esteja sempre atento quer aos resultados dos vários escalões quer à forma como o plano formativo está a ser levado a cabo.

Por este motivo, é necessário que os coordenadores técnicos supervisionem o trabalho dos vários treinadores, seja através de observações durante os jogos ou treinos, de reuniões com as equipas técnicas ou por exemplo através do controlo dos dossiers das equipas. 

Para além do acompanhamento das equipas técnicas, um controlo cuidado e regular do trabalho desenvolvido por todos os departamentos com os atletas é essencial para perceber não só o papel do clube na vida dos jovens como também se os objetivos estão a ser cumpridos e assim alcançar as metas definidas no plano inicial.

Com o Software EMJOGO, para além de o coordenador técnico garantir que todos os treinadores trabalhem de forma similar, permite também uma uniformização da informação e facilita a sua consulta e avaliação do plano estratégico.

Elo de ligação entre clube, equipas técnicas e encarregados de educação

O coordenador técnico deve ser o elo de ligação entre o clube, as equipas técnicas e os encarregados de educação, prestando informações sobre o plano formativo, a performance dos atletas e a sua evolução. 

Muitas vezes os encarregados de educação procuram informações sobre o trabalho que está a ser desenvolvido com os jovens, ou pretendem obter justificações para alguma decisão do clube/treinador. Posto isto, é fundamental que o trabalho que está a ser realizado possa ser partilhado de modo a integrá-los também nos objectivos propostos. 

Uma vez que o trabalho seja registado pelo staff, com o Software EMJOGO é possível ter acesso a relatórios que permitem perceber pontos como a assiduidade dos atletas ou até avaliar o seu desempenho individual em treinos e jogos. 

Controlar e Gerir os recursos humanos e materiais da secção

Outra das funções dos coordenadores técnicos no desporto passar por controlar e gerir os recursos materiais da secção, nomeadamente a organização de transportes e refeições para os treinos e jogos, e ainda garantir que o material técnico ou de suporte está disponível e em condições para as várias equipas e atividades. 

Ainda que algumas destas tarefas possam ser delegadas, cabe ao coordenador técnico assegurar que no momento necessário tudo está pronto para que cada equipa possa seguir com o seu trabalho.

A Coordenação Técnica é um dos grandes pilares de um desporto de formação de qualidade

A coordenação técnica ainda que possa ser um trabalho com menor exposição pública, tem vindo a adquirir cada vez mais importância para o desporto de formação.

Tendo em conta a quantidade de funções dos coordenadores técnicos no desporto de formação, o módulo de Gestão Desportiva do Software EMJOGO reúne um conjunto de ferramentas que permitem não só melhorar a comunicação entre os vários departamentos do clube, como também organizar e centralizar toda a informação da formação, facilitando aos coordenadores técnicos o acesso, acompanhamento e a análise do trabalho realizado com os vários escalões.

Com o correto planeamento e organização dos coordenadores técnicos a formação desportiva ganha uma nova dimensão, quer para os atletas que conseguem melhores resultados individuais, quer para os clubes que conseguem desempenhar o seu papel formativo com maior qualidade. 

 

Faça como os mais de 130 clubes EMJOGO e veja como também o podemos ajudar a melhorar o dia-a-dia do seu clube!

Peça uma demonstração

About the Author:

Formada em Marketing, a Jessica junta a paixão pelo desporto, em especial o futebol, ao gosto pela escrita. A sua missão? Trazer as melhores práticas no marketing e ajudar os clubes desportivos a melhorar as suas relações externas.