A missão, visão e valores de um clube desportivo são pilares essenciais na identidade e cultura de qualquer clube.

Seja de dimensão local, regional ou nacional, estes três elementos representam o que une todos os intervenientes do clube: órgãos sociais, staff, atletas, pais, sócios e comunidade em geral.

É também desta forma que os clubes afirmam o seu propósito, alinham as suas ações, decisões e promovem uma reflexão sobre presente e futuro.

Neste artigo ficará a saber em que consiste a missão, visão e valores de um clube desportivo. Acompanhe-nos desse lado.

O que é a missão de um clube desportivo?

A missão é a razão de existir, o motivo da criação do clube e a finalidade do trabalho no dia após dia. Orienta e delimita a atuação do clube, concentrando esforços numa direção comum a todos os envolvidos.

Por exemplo, se a missão do clube é a formação integral de atletas, o foco na qualidade do trabalho a realizar junto dos atletas na formação é superior aos resultados alcançados dentro de campo.

Leia também: O papel de um clube desportivo na formação de uma criança

A missão deve ser clara, concisa e objetiva para todos os que fazem parte da estrutura. Assim, a missão servirá de inspiração e de guia para atingir os objetivos definidos pelo clube.

O que é a visão de um clube desportivo?

A visão é uma fotografia ao futuro do clube, um cenário a atingir, um sonho ou uma crença a longo prazo. Representa onde se quer chegar e o que se pretende alcançar. Tira os clubes da zona de conforto até chegar à visão traçada.

Por exemplo, se atingir um determinado número de atletas na formação ou ter todos os escalões no ativo são objetivos do clube, deve ser assumido na visão e relembrado ao longo do tempo.

A visão deve ser desafiante, realista e mobilizadora de pessoas. Por este motivo, a visão está sempre um nível acima de qualquer outro objetivo do clube.

O que são os valores de um clube desportivo?

Por fim, os valores são os princípios invioláveis e ideais inegociáveis em que o clube acredita firmemente. Revelam-se e influenciam nas decisões, atitudes e comportamentos.

Por exemplo, se o “amor à camisola” é fundamental para o clube, o valor “paixão” deve estar bem presente no dia a dia para que todos sintam o emblema ao peito.

Os valores – entre 4 a 6 – devem ser bem estabelecidos e amplamente conhecidos dentro do clube. Mais do que isso, todos os envolvidos devem acreditar e agir em conformidade.

Missão, visão e valores de um clube desportivo: agora é a sua vez

É fácil perceber a importância da missão, visão e valores de um clube desportivo. Além de orientar o caminho a seguir, permite alinhar todas as pessoas no mesmo propósito e auxilia os objetivos a alcançar.

Depois de definidos, é crucial viver e relembrar a missão, visão e valores, durante toda a época desportiva. Não só nas instalações desportivas, equipamentos, comunicação do clube ou outros meios onde o clube se faça representar.

A responsabilidade destes três pilares está entregue à direção, contudo, também devem estar envolvidos os restantes órgãos sociais, staff, sócios, atletas e até os encarregados de educação.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a perceber as diferenças entre a missão, visão e valores de um clube desportivo. Em breve também vamos ajudar a saber como criar e implementar em qualquer clube: Inscreva-se em “Quero Receber”.