O trabalho de certificação não termina com a candidatura, agora é necessário todo um trabalho para cumprir os vários critérios e assim melhorar o processo de certificação de Entidade Formadora.

Se para a candidatura a quantidade de critérios e o volume de trabalho já envolveu uma grande dedicação do staff responsável pela certificação, o esforço para assegurar que todos os critérios sejam cumpridos deve ser uma missão de todo o clube e, por isso, não estima ser uma tarefa menos desafiante.

Este trabalho de todo o staff não tem que ser uma dor de cabeça, porque com o Software EMJOGO o registo, manutenção e acompanhamento da informação é conseguido de uma forma colaborativa e organizada.

Benefícios do EMJOGO para melhorar o processo de certificação da FPF

Mais do que a atribuição de estrelas, a importância da certificação de entidade formadora da FPF surge como forma de garantir a constante melhoria do processo de formação de atletas.

Assim, sendo o EMJOGO uma ferramenta de gestão e comunicação para clubes desportivos acaba por ter um impacto muito positivo como apoio à certificação de entidade formadora, já iniciado por vários clubes.

De entre os diversos benefícios do EMJOGO, salientamos aqueles que podem ajudar os clubes a melhorar o processo de certificação da FPF e a alcançarem melhores resultados.

1. Recrutamento

No EMJOGO, através do módulo inteiramente dedicado ao Scouting, é possível criar fichas dos atletas a observar/observados, de clubes e relatórios de avaliação. Este trabalho poderá ser acompanhado época após época.

Para além das vantagens de uma melhor colaboração entre coordenador e observadores em manter um registo de todo o trabalho realizado, para a certificação, utilizar um Software como o EMJOGO acresce 0.5 pontos na pontuação final.

2. Formação Desportiva

De forma a apoiar a formação desportiva o EMJOGO reúne um conjunto de ferramentas que visam facilitar e organizar os processos de gestão e formação dos jovens atletas e, consequentemente ajudam a melhorar o processo de certificação, sendo possível:

  • Criar fichas individuais de atletas com a opção de incluir documentos pessoais e autorizações parentais;
  • Fazer o registo do plantel e staff;
  • Fazer um planeamento anual de treinos e jogos, por mesociclo e microciclo;
  • Registar informação de logística, objetivos, presenças dos atletas e materiais utilizados/a utilizar em cada unidade de treino;
  • Registo de convocatórias, principais eventos de jogo e avaliação individual de cada atleta e equipa em cada jogo;
  • Upload de documentos para registo de informação complementar para as unidades de treino ou jogos;
  • Toda a informação registada converte automaticamente em dados estatísticas por equipa e individualmente por atleta, para uma rápida análise de todo o trabalho entre coordenadores e treinadores.

3. Acompanhamento Médico-Desportivo

Conscientes da importância que o acompanhamento médico-desportivo tem para os atletas, em especial na sua fase de crescimento/formação, o módulo Clínico tem como objetivo facilitar a organização da informação de saúde dos atletas e melhorar a comunicação entre o departamento médico e a equipa técnica.

Para além do registo do exame médico obrigatório é possível acompanhar detalhadamente cada uma das incidências ao longo da época desportiva, com a descrição da ocorrência, avaliação e diagnóstico e informações sobre plano de recuperação.

Para cada tratamento na recuperação da lesão é feito também um apontamento. Desta forma é possível analisar não só o número de lesões, mas também o tempo de paragem do atleta ao longo da(s) época(s) por motivos físicos.

Neste módulo é possível ainda um apoio documental para arquivar exames ou outras informações complementares a cada ocorrência.

4. Acompanhamento psicológico

O estado mental dos atletas é vital para o seu crescimento saudável. Através do Módulo de Psicologia, é possível uma acompanhamento individual de cada atleta ao criar ficha de utente/atleta.

Depois é possível fazer o trabalho de acompanhamento contínuo ao criar processos clínicos com registo de diagnóstico e avaliação, marcação e consulta de sessões agendadas para uma avaliação do atleta nesta área.

Um trabalho que pode ser coordenado entre o responsável do departamento e os vários psicólogos.

5. Formação Pessoal e Social

Estando a maioria dos atletas de formação a frequentar o ensino, o Módulo de Acompanhamento Escolar tem uma importância fulcral no acompanhamento desta área. Neste espaço é possível:

  • Efetuar o registo de informações escolares nomeadamente estabelecimento de ensino, diretor de turma/professor responsável e o ano e turma;
  • Registo de notas para cada período;
  • Possibilidade de upload de documentos com inscrição ou a avaliação final dos atletas disponibilizado pela escola.

Ao manter este registo permanente e atualizado, é possível identificar mais rapidamente os casos em que é necessária uma intervenção.

6. Recursos Humanos

O EMJOGO permite a criação de fichas para cada membro do staff do clube com as suas informações pessoais, de contacto, habilitações profissionais e possibilidade de anexar documentos diversos.

Para além destas informações, é possível ainda registar as equipas/escalões a que cada pessoa está ligada, mantendo assim um histórico do staff ao longo das épocas desportivas.

7. Instalações e Logística

Os clubes têm a possibilidade de criar instalações de jogo e treino e fazer upload de documentos como fotografias dos espaços. Para além disto, por forma ajudar a organização das instalações, os clubes têm à sua disposição uma agenda geral para acompanhar a ocupação dos espaços, cuja visualização pode ser filtrada por desporto, local de treino ou local de jogo.

Melhor organização e colaboração com o Software EMJOGO

A formação de atletas é, e deve ser, um trabalho de colaboração de todo o clube e só com uma melhor organização é possível melhorar o processo de Certificação de Entidade Formadora.

Com o Software EMJOGO é disponibilizada uma ferramenta com acesso restrito a cada departamento e onde o staff pode registar o seu trabalho, melhorar a colaboração com outros departamentos e facilitar a análise dos resultados. Informação que pertence ao clube e pode ser analisada ao longo das épocas desportivas.

 

Estamos perto de atingir os 300 Clubes Desportivos que utilizam o Software EMJOGO. Saiba como também podemos ajudar o seu Clube.

Marcar Demonstração