Acompanhamento psicológico dos atletas disponível no Software EMJOGO

Mentalidade forte, concentração, resistência à pressão ou controlo da ansiedade são alguns dos factores importantes não só no desporto mas também na vida de um jovem atleta.

Durante a competição ou nos treinos os atletas são postos à prova sob diferentes níveis. Hoje em dia a formação de um atleta deve contemplar um trabalho de preparação para reagir da melhor forma a cada desses desafios. 

A nova funcionalidade no Software EMJOGO vai ao encontro deste trabalho.

 

Organização do departamento de psicologia num clube de formação

Nos clubes começa a existir pessoas dedicadas para o acompanhamento psicológico dos atletas e equipa técnica. Estes profissionais fazem um trabalho diferenciado cujo o resultado é fundamental para a formação individual do atleta enquanto clube formador.

O apoio e acompanhamento do desenvolvimento psicológico dos jovens é mesmo um dos critérios presentes no processo de Certificação de Entidades Formadoras nos clubes desportivos.

Seguindo esta necessidade, o Software EMJOGO disponibiliza a partir deste momento um acompanhamento específico na área de psicologia, oferecendo uma ferramenta de trabalho para este departamento.

Neste acompanhamento do desenvolvimento psicológico podem encontrar:

1. Ficha individual de atleta na área de psicologia

Uma ficha que agrega toda a informação a trabalhar nesta área: intervenções, sessões, documentos, histórico psicológico e observações variadas.

2. Sinalização de atletas para uma intervenção

Identificar e iniciar um trabalho específico de acompanhamento a nível psicológico a um atleta. Uma vez registado, o psicólogo recebe uma notificação e poderá dar continuidade ao processo.

3. Organização e planeamento de tarefas

Organizar o trabalho necessário para cada intervenção, agendamento de sessões ou registo de qualquer observação. Tudo num único acesso.

4. Coordenação do departamento

Quer seja um ou mais psicólogos é possível organizar a colaboração do departamento entre o responsável (coordenador) e os restantes profissionais. O coordenador poderá fazer a gestão de todo o departamento e os psicólogos apenas das suas intervenções/pacientes.

5. Histórico psicológico de atleta

Este trabalho poderá ser acompanhado na ficha do atleta e em conjunto com a área desportiva, médica e escolar fará parte da avaliação global do atleta.

 

Psicologia como factor diferenciador na formação de um atleta

Não é apenas a nível competitivo, quer seja familiar, questões sociais ou saúde, na sua vulnerabilidade os jovens atletas estão expostos a situações que podem afectar o seu crescimento saudável.

Como papel de clube desportivo na formação de uma criança, os clubes identificam estas situações e começam a procurar ajudar conjuntamente com a parte desportiva.

Um excelente exemplo é o projeto do clube EMJOGO o S.C.U. Torreense que no acompanhamento de psicologia criou uma escola para Pais Parceiros com objetivo de envolver também os pais na formação dos jovens atletas. Este caso de sucesso está a servir de estudo para outras iniciativas em outros clubes.

Porque as crianças de hoje serão os adultos de amanhã!

Quer experimentar a funcionalidade de psicologia? Fale connosco! 

Pedir demonstração

About the Author:

O Gil é Fundador e CEO do EMJOGO.PT. Com formação e experiência na área tecnológica, a paixão pelo desporto levou-o a criar o Software EMJOGO. A sua missão é ajudar a uma melhor organização e gestão dos clubes desportivos.