Nos bastidores de qualquer clube desportivo, há um desafio crucial para a sobrevivência do clube: angariar e reter sócios.

Estes membros constituem a espinha dorsal social de qualquer clube, fornecendo não apenas o suporte financeiro necessário para as operações, mas também o sentido de comunidade e pertença que é inestimável.

No entanto, muitos clubes enfrentam dificuldades no objetivo de atrair e manter sócios ativos e comprometidos com o clube. A pensar neste desafio, partilhamos ao longo deste artigo 7 estratégias que vão ajudar na angariação e retenção de sócios nos clubes desportivos.

1. Comunicar a Importância do Clube Desportivo para a Comunidade 

A importância do clube desportivo para a comunidade vai muito além do desporto. O clube 

tem a particularidade de conseguir unir diferentes gerações e de permitir que avós, pais, filhos e netos consigam ter uma mesma paixão em comum. 

Nesse sentido, é fundamental que o clube seja capaz de comunicar e reforçar a importância que tem para a comunidade desportiva em que está inserido, reforçando aspetos como:

  • A importância do desporto para os mais jovens e também para os mais velhos;
  • A ligação entre diferentes gerações;
  • O apoio social que o clube oferece à comunidade;
  • A socialização, já que são muitas vezes os jogos do clube o motivo para pessoas mais velhas e muitas vezes solitárias, saírem de casa e conviverem com outros adeptos.

Se a comunidade desportiva sentir que o clube é um ativo valioso e que contribui para o bem-estar das pessoas daquela localidade, vão ter mais interesse em se associarem ao clube e em divulgar a importância do clube junto de amigos e familiares.

 2. Trabalhar o Valor da Comunidade

O sentimento de pertença na comunidade é fundamental para fortalecer os laços entre os sócios.

Destacar histórias inspiradoras, testemunhos de atuais sócios e momentos emocionantes de união e camaradagem, podem ajudar a reforçar este sentimento de pertença e a importância da participação ativa de cada sócio no clube.

O desporto é rico nesses momentos, por isso o clube deve utilizar os diferentes canais de comunicação disponíveis para destacar a importância da participação de cada membro no clube e como isso contribui para a construção de uma comunidade unida e solidária.

3. Criar Promoções e Campanhas Atrativas Para Todos os Sócios

O clube deve desenvolver regularmente campanhas especiais que incentivem a adesão de novos sócios e ajudem a reter os sócios atuais.

Oferecer descontos nas quotas de sócio durante um período limitado, brindes de boas-vindas, sorteios de prémios entre os novos membros ou divulgar os benefícios para novos sócios, podem ser uma boas formas de angariar novos sócios.

Para ajudar na retenção dos sócios, o clube pode, por exemplo, atribuir prémios aos sócios mais antigos ou mais ativos no clube. Uma premiação anual, com distinção pública, incentivará os sócios a participarem nos eventos do clube.

4. Utilizar Diferentes Canais Para Angariar e Reter Sócios

É essencial diversificar as estratégias utilizadas para angariar e manter os sócios. Ao utilizar diferentes canais de comunicação, tanto o mundo online quanto o offline, conseguirá atrair público de diferentes idades e interesses.

No ambiente online, o clube deve aproveitar as redes sociais, o website, blogs e e-mails para alcançar potenciais sócios, transmitir informações sobre os benefícios de se juntar ao clube e para incentivar os sócios a interagirem com os conteúdos e a partilharem as suas experiências com o clube desportivo.

Já no offline, os membros do staff do clube podem distribuir panfletos em locais estratégicos da comunidade e participar em eventos locais para promover o clube e interagir com potenciais sócios pessoalmente. O contacto direto e pessoal pode ser extremamente eficaz para estabelecer conexões genuínas e conquistar a confiança dos interessados em se tornar sócios.

Uma boa forma de conciliar os dois mundos, é criar estratégia offline que enviem os potenciais sócios para o online. Por exemplo, em dias de jogo podem ser distribuídos panfletos com um QR Code para um formulário de sócio e permitir que em poucos minutos os membros da comunidade façam a sua inscrição. No mesmo sentido, podem ser aproveitados os dias de jogo para recolher testemunhos dos sócios que podem ser partilhados nas redes sociais do clube.

Ler também: Como Aumentar a Presença Digital do Clube Desportivo

5. Criar Ações que Fomentem o Espírito de Comunidade

Promover e fortalecer o espírito de comunidade entre os sócios é uma das chaves para o sucesso a longo prazo de um clube desportivo.

Ao organizar uma variedade de eventos e atividades que incentivam a interação e o envolvimento entre os membros, o clube cria um ambiente acolhedor e estimulante que nutre conexões genuínas e duradouras. Para isso o clube pode providenciar diferentes ações, tais como:

  • Organização de torneios desportivos para os sócios;
  • Encontros regulares para compartilharem experiências e ideias relacionados com o clube;
  • Ações de voluntariado, como recolha de alimentos em dias de jogos.

6. Reconhecer e Valorizar os Sócios

Para que os sócios sintam que fazem parte do clube, é fundamental que seja reconhecido o seu valor. O clube desportivo deve definir ações que valorizem e celebrem os sócios, reconhecendo a sua importância para a comunidade desportiva.

Uma forma simples do clube reconhecer o valor dos sócios é atribuir prémios aos sócios mais antigos ou convidar os sócios mais ativos para participar em eventos especiais.

7. Recolher Feedback

O clube deve mostrar-se sempre aberto ao feedback dos sócios e disponível para fazer ajustes nas políticas e práticas do clube com base nas suas sugestões e comentários.

Demonstrar que o clube ouve e valoriza a opinião dos seus sócios reforça a sua credibilidade e compromisso com o bem-estar da comunidade.

Os Sócios Como Símbolo da Comunidade Desportiva

Para que a estratégia de angariação e retenção de sócios resulte, o clube deve olhar para os sócios como mais do que um ativo financeiro, eles são o motor do clube desportivo e o símbolo da comunidade em volta do clube.

Assim, cada ação dedicada à angariação e retenção de sócios deve ser vista como um ato de construção de laços duradouros, de fortalecimento da família desportiva que vive para além das quatro linhas.

É a união dos sócios que faz do clube uma verdadeira comunidade desportiva.

 

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