O SMS deve ser um canal obrigatório na comunicação dos clubes desportivos. Além de ter altas taxas de abertura nos primeiros minutos, permite também o envio de mensagens direcionadas e personalizadas, o que o torna bastante apelativo.
Contudo, para conseguir aproveitar todos os benefícios deste canal é importante que siga algumas normas de boa utilização, garantindo que a mensagem é recebida e interpretada de forma eficaz pelo destinatário.
Ao longo deste artigo vai encontrar várias dicas para utilizar da forma correta o SMS no seu clube desportivo, tirando o máximo de benefício deste poderoso canal de comunicação.
A importância de saber usar o SMS
O SMS torna-se bastante útil para o envio de comunicações urgentes e também para o envio de mensagens curtas e simples, que não requerem demasiados pormenores, mas que têm inevitavelmente de ser enviadas para a comunidade desportiva.
O uso deste canal pode ter diferentes objetivos entre eles, melhorar o processo de cobranças ou estar mais perto da comunidade desportiva.
Apesar da comunicação por SMS ainda ser desvalorizada por vários clubes desportivos, quando utilizado da forma correta, ela traz vários benefícios para o clube, tais como:
- Personalização do conteúdo
- Garantia que comunicações urgentes são rapidamente recebidas
- Automatização de informação importante
- Mais proximidade com a comunidade desportiva
O facto do SMS ser um canal ainda desvalorizado faz com que este se torne uma mais valia para os clubes que o utilizam. Afinal, quantos emails recebe por dia? E quantos SMSs? E nem vamos falar do facto de estarmos sempre todos com o nosso smartphone bem perto. Sendo este um canal com pouca concorrência, aumenta a probabilidade da mensagem ser lida poucos minutos depois de ser recebida.
Leia também: A Importância do SMS e do Email na Comunicação dos Clubes Desportivos
1. Segmentar é fundamental
Antes de começar a enviar mensagens é fundamental segmentar a lista de contactos do clube. É claramente necessário fazer separação de sócios, encarregados de educação, atletas e membros de staff, já que são diferentes públicos e exigem diferentes comunicações.
No entanto, mesmo dentro destes públicos pode ser necessário fazer uma segmentação mais detalhada. Por exemplo, no caso dos sócios pode ser necessário segmentar por sócios mais antigos e sócios mais recentes, já que os mais antigos podem ter mais vantagens ou benefícios e por isso recebem mensagens diferentes.
O ideal é segmentar por grupos, tendo em conta as necessidades e o tipo de comunicação que cada um deve receber. É também importante estabelecer critérios de segmentação que não sejam demasiado restritos, ou poderá correr o risco de ser difícil gerir vários grupos ou de ter grupos demasiado pequenos.
2. Clareza e cuidado na informação enviada
SMS é sinónimo de informação curta, logo a mesmo deve ser realmente útil e escrita com a máxima clareza para ser rapidamente interpretada pelo destinatário. Limite-se a enviar apenas o que for necessário para que a mensagem seja interpretada de forma correta, sem que exista espaço para dúvidas, principalmente se estiver a enviar uma comunicação urgente.
Da mesma forma que a mensagem deve ser curta, é também necessário ter cuidado na escrita da mesma. Algumas dicas para melhorar a informação enviada nas mensagens do seu clube desportivo:
- Garantir que não envia conteúdo com erros ortográficos;
- Não utilizar abreviaturas, como por exemplo “tbm” para “também”;
- Utilizar emojis para tornar a leitura mais apelativa.
3. Atenção aos dias e horários de envio
É muito importante ter em atenção os dias e horários de envio. Afinal ninguém gosta de ser interrompido durante um período de lazer ou até mesmo de acordar com um SMS, mesmo que esse SMS seja do seu clube de coração.
Assim, convém enviar sempre mensagens nos períodos diurnos e sempre que possível antecipar comunicações para que a mensagem não seja recebida na última da hora. Por exemplo, se na terça-feira o clube já sabe que é provável que o treino de quinta-feira seja cancelado, convém alertar os encarregados de educação nesse mesmo dia o envio da comunicação para quinta-feira à tarde.
Respeitar horários e antecipar a comunicação ajuda a garantir que a mensagem é recebida e lida em tempo útil e conveniente para o destinatário.
4. Tipos de comunicações para usar fluxos de SMS automáticos
Sendo o SMS o canal ideal para comunicações curtas e urgentes, o clube deve aproveitar este canal para automatizar comunicações rotineiras, que tiram algum tempo aos membros do staff responsáveis pelas mesmas. Dois bons exemplos de comunicações que podem ser automatizadas são as cobranças e as mensagens de feliz aniversário.
Cobranças
As cobranças são uma grande dor de cabeça na maioria dos clubes desportivos. É através do pagamento de quotas e mensalidades que os clubes sobrevivem e é preciso garantir que as mesmas são pagas atempadamente.
Com a correria do dia a dia é normal que pais e sócios acabem por deixar passar o prazo de pagamento das mensalidades ou das quotas. Cabe ao clube arranjar estratégias para garantir que o prazo é cumprido e que a balança financeira se mantém equilibrada.
Uma dessas estratégias pode e deve ser o SMS. Ao criar fluxos de SMS automáticos para encarregados de educação e sócios, o clube garante que os mesmos recebem as comunicações sobre pagamentos e que podem pagar as mesmas atempadamente, não havendo espaço para esquecimentos.
Mensagens de Feliz Aniversário
A solução ideal para não deixar passar em branco o dia de aniversários dos sócios, jogadores e até membros do staff é automatizar um SMS para este dia. Desta forma, quem a recebe fica satisfeito e com a sensação que é especial para o clube e não existe qualquer trabalho manual dos membros do staff para garantirem a comunicação.
SMS como fator de diferenciação na estratégia de comunicação
Sendo o SMS ainda pouco utilizado pelos clubes, dado o pequeno tamanho do conteúdo do SMS e a rapidez de leitura e interpretação da mensagem, é um canal importante para os clubes comunicarem com a sua comunidade, garantindo que a comunicação é realmente eficaz.
É a pensar na importância do SMS e no valor que o mesmo pode trazer para os clubes desportivos que no EMJOGO estamos a preparar o lançamento da funcionalidade de SMS. Esta funcionalidade vai permitir aos clubes enviarem mensagens para os seus sócios, atletas, encarregados de educação e até mesmo membros do staff, tanto de forma manual como automática.
Utilizar um serviço que permite a automação de mensagens, com diferentes objetivos, é uma das melhores formas de garantir que o clube tem uma estratégia de comunicação eficaz e que a mesma não exige demasiado esforço dos membros do staff.