Seja de dimensão nacional, regional ou local, todos passam pelo mesmo problema: como angariar dinheiro nos clubes desportivos.

Quer seja para o clube como um todo, ou para uma equipa em particular, as despesas são muitas e as receitas difíceis de encontrar. Por essa razão, na maioria dos clubes desportivos, angariar dinheiro é uma necessidade permanente.

Para além das formas mais frequentes, nem sempre as ideias para encontrar outras e novas formas de angariar dinheiro aparecem com facilidade.

É por isso que no artigo de hoje trazemos 10 ideias para angariar dinheiro nos clubes.

Como angariar dinheiro nos clubes desportivos

As formas mais tradicionais e habituais para obter receitas dos clubes desportivos passam pelos patrocinadores, apoios municipais, mensalidades dos atletas, bar do clube, merchandising, sem esquecer o website do próprio clube.

Além dessas, há muitas outras que nem sempre são lembradas. Com uma certa dose de criatividade e uma boa colaboração entre o clube, staff, atletas e pais, conseguem-se executar algumas ideias e com isso reunir quantias de dinheiro importantes.

10 ideias de angariação de fundos que funcionam

1. Calendários

O primeiro pensamento poderá ser “Mas quem é que ainda precisa de calendários?”. Pasme-se mas ainda há muitas pessoas que não dispensam um calendário em papel para afixar lá em casa ou no trabalho. 

2. Rifas

Como não poderia deixar de ser, as famosas rifas. Antes demais, reúna um conjunto de ofertas realmente tentadoras. Um tradicional cabaz não chega, seja mais original no momento de encontrar as melhores ofertas. Envolva esta oferta com um patrocinador e até pode ajudar a potenciar a relação.

Depois disso, sim, comece a distribuir rifas pelos atletas, pais dos atletas e staff. Faça competição entre equipas e premeie a que conseguir mais vendas.

3. Objetos Úteis

Quem não precisa de uma esferográfica? Por vezes precisamos e não encontramos nenhuma lá por casa. Mas não é só, porta-chaves, canecas ou ímanes. Ou opte por objetos sustentáveis e amigos do ambiente, mais do que nunca na ordem do dia, por exemplo um cantil reutilizável.

4. Festas Temáticas

Festa de Halloween, baile de Carnaval ou em qualquer outra altura uma noite anos 80, por exemplo. Para uma festa temática ou baile, há sempre quem tenha vontade.

5.  Almoço ou Jantar Comemorativo

Ao longo do ano há diversas ocasiões nas quais encaixa perfeitamente a realização de um almoço ou jantar aberto à comunidade. Seja pelo aniversário do clube, feriado ou outra ocasião especial. Comece por olhar para o calendário e identifique todas as oportunidades.

6. Noite de Talentos

Entre dezenas ou centenas de atletas, com certeza há vários talentos especiais que andam escondidos. Depois de descobri-los, promova uma noite ao estilo “Got Talent” com a prata da casa. Se conseguir atrair um artista mais conhecido do seu público, melhor ainda.

7. Gala Anual do Clube

Após uma longa época desportiva em que é necessária muita dedicação e paixão, dos atletas, staff e dos próprios pais, fica sempre bem promover um momento de reconhecimento às principais figuras do clube ao longo do ano desportivo. 

8. Torneio Amador

Qualquer que seja a modalidade desportiva, especialmente em desportos coletivos, há muitos milhares de ex-praticantes por esse país fora. Muitos deles com muita saudade e sedentos de terem uma oportunidade de voltar a jogar, nem que seja numa ocasião pontual, como por exemplo um torneio de fim-de-semana.

9. Jogo e Convívio com Antigas Glórias

Por mais local que seja um clube desportivo, com o passar dos anos, em todos os clubes existem as antigas glórias e referências de cada geração. Esses antigos atletas têm a capacidade de atrair o interesse de muitas pessoas que passaram pelo clube ao longo dos anos, para assistir a um jogo de antigas glórias. Pode ser seguido de um almoço convívio em que são recordadas muitas memórias da história do clube.

10. Caminhada

As caminhadas guiadas são uma grande tendência e continuam a ser motivo de muito interesse um pouco por todas as pessoas em geral. Se tem pessoas no clube capazes de executar esta ideia, o retorno face ao investimento pode ser muito interessante.

E agora, já sabe como vai angariar dinheiro para o clube?

Angariar dinheiro nos clubes é difícil mas não é impossível!

Com maior ou menor investimento e grau de complexidade, de todas estas ideias ou quaisquer outras que tenha, é importante começar pelas contas aos custos fixos.

Depois disso procure apoios que reduzam ao máximo esses custos, planeie os meios de comunicação, execute bem as ideias e repita sempre que fizer sentido. 

No final de tudo, com uma receita extra no clube, pode conseguir fazer aquelas obras adiadas ano após ano; finalmente adquirir uma carrinha para o clube; ou levar uma equipa a um torneio especial de final de época.

Pode parecer difícil mas num setor como é o desporto, quando há vontade, coisas surpreendentes acontecem.

 

Receba diretamente no seu e-mail mais conteúdos úteis sobre Clubes Desportivos e Desporto de Formação. 2-3 emails por mês.

Quero Subscrever