As Funções do Team Manager no Desporto de Formação

A evolução do desporto veio reforçar a necessidade de maior especialização do staff dos clubes, nomeadamente nas funções do Team Manager no Desporto de Formação, figura ainda pouco explorada em muitas equipas. 

O Team Manager, ou antigo seccionista, tem tido um papel cada vez mais importante na formação desportiva, sendo que, deixou de ser visto apenas como o gestor de equipamentos e recursos para passar a ser o grande responsável pela coordenação de todos os interesses da equipa a seu cargo, quer internamente com os vários departamentos do clube, quer nas suas relações externas. 

6 Funções do Team Manager na Formação Desportiva dos Clubes

Apoiar a Gestão Administrativa

Uma das principais funções do Team Manager no desporto de formação está relacionada com a gestão administrativa da equipa, nomeadamente a coordenação de toda a documentação para efetivação das inscrições nas provas e a gestão dos exames médico-desportivos dos atletas. Após a entrega de todos os documentos necessários ao processo de inscrição, o Team Manager é responsável por se certificar que os atletas são inscritos na plataforma das respetivas federações.

Além das inscrições, as atribuições do Team Manager ao nível administrativo passam ainda pela gestão e acompanhamento dos processos de lesão e ativação de seguros, dos processos de transferências e contratações e ainda dos processos relacionados com sanções e castigos, devendo por isso ter fortes conhecimentos acerca destes procedimentos.

Gerir os recursos materiais e planeamento logístico

Sendo o Team Manager uma evolução do Seccionista, este continua a ser responsável pela gestão dos recursos materiais da equipa e pelo planeamento logístico. Devendo assim garantir a disponibilidade dos materiais/equipamentos e transporte necessários para as atividades da equipa, remetendo aos Coordenadores Técnicos qualquer necessidade de aprovisionamento. 

Apoiar a preparação das atividades desportivas

Outra das funções do Team Manager no desporto de formação, é apoiar os treinadores na preparação administrativa dos jogos e treinos, nomeadamente auxiliar na criação e distribuição das listas de convocatória, e ainda na organização logística dos treinos, jogos ou outras atividades como reuniões com as equipas ou respetivos encarregados de educação.

Garantir o registo do trabalho com os atletas 

Por forma garantir que todas as informações relativas ao desempenho e evolução dos atletas estão atualizadas e disponíveis para análise, o Team Manager é chamado a colaborar com as equipas técnicas para assegurar a recolha e registo de elementos estatísticos durante os jogos ou treinos.

Durante os treinos deve confirmar a presença dos atletas e fazer o acompanhamento da sua disponibilidade junto dos restantes departamentos, nomeadamente médico, psicológico e/ou pedagógico. Por sua vez nos jogos, cabe ao Team Manager fazer o registo dos eventos de jogo e do desempenho dos atletas. Com esta colaboração é possível libertar os treinadores potenciando assim o foco no trabalho técnico-tático.

Acompanhar a equipa e os atletas

Sendo que o Team Manager é um dos responsáveis pelo dia-a-dia da equipa no seu todo, este deve acompanhar tanto a equipa, como atletas e treinadores quer nos treinos e jogos quer noutras deslocações, prestando apoio sempre que necessário e auxiliando na resolução de eventuais situações que possam surgir durante as atividades.

Além disso, cabe-lhe ainda fazer o acompanhamento permanente da relação entre a vida desportiva dos atletas e a vida académica, bem como a sua relação com os treinos/jogos por forma a antecipar possíveis questões, como a desmotivação ou insatisfação, que possam prejudicar todo o trabalho. 

O Team Manager é o responsável pela coordenação de todos os interesses da equipa

Apesar de ser um cargo cuja especialização só começou a ser explorada mais recentemente pelos clubes e pelas próprias federações, o Team Manager é um elemento essencial para o bom funcionamento e desempenho dos clubes desportivos, permitindo que haja um acompanhamento mais dedicado e individual a cada equipa e respetivos jogadores. 

Além deste acompanhamento, o Gestor de Equipa contribui ainda para que outros elementos como os treinadores ou coordenadores técnicos consigam focar-se na qualidade da formação desportiva, tornando-se assim indispensável a vários níveis.

About the Author:

Formada em Marketing, a Jessica junta a paixão pelo desporto, em especial o futebol, ao gosto pela escrita. A sua missão? Trazer as melhores práticas no marketing e ajudar os clubes desportivos a melhorar as suas relações externas.