A escola e o desporto na formação de um atleta

“Tive que escolher entre a escola e o desporto!” é uma das frases mais comuns entre os atletas profissionais ou que tentaram a sorte no desporto.

Chegamos a setembro, começa a época desportiva assim como um novo ano letivo. Com ele chegam os treinos, os jogos mas também as avaliações e os trabalhos de casa, e o tempo torna-se escasso para a maioria das crianças e jovens.

Sabemos que ser um atleta de sucesso e bem remunerado é um sonho para a maioria dos jovens, por este motivo, dedicam-se de corpo e alma ao seu desporto preferido, colocando a vida escolar em segundo plano.

Mas terá que ser assim?

 

Importância da escola e desporto na formação dos indivíduos

A escola e o desporto trazem grandes benefícios para os jovens.

Por um lado, o desporto transmite aos jovens valores como o trabalho e o espírito de equipa, a união, a superação, entre muitos outros. Valores estes que ficam para a vida e que são verdadeiramente importantes ao longo do processo formativo.

Por outro lado, a escola não só é o local onde crianças e jovens adquirem conhecimentos sobre diversas áreas científicas, como também é onde são aprendidos os princípios básicos de uma convivência em sociedade, nomeadamente: criar rotinas, compreender conteúdos, ser sociável, executar tarefas da melhor maneira possível, entre outros fatores que terão grande impacto na sua formação como adultos.

Sendo a sua principal missão a formação de jovens para o desporto, muitos clubes desportivos estão a organizar-se de modo a incluírem o acompanhamento escolar no seu processo formativo, através de um departamento próprio.

 

Qual é o papel do departamento escolar num clube de formação?

O departamento escolar deve ser composto por um tutor responsável por acompanhar e gerir todas as informações acerca do percurso escolar dos jovens, nomeadamente:

1. Registo de informações escolares e avaliações

O tutor é o responsável por manter um registo de todos os dados escolares do atleta, sobretudo instituição de ensino, diretor de turma ou pessoa responsável bem como informações relativamente ao seu desempenho escolar.

2. Sinalização de atletas em risco 

Ao estarem mais atentos e preocupados com o sucesso escolar dos seus atletas, os clubes tornam-se mais pertinentes e ativos na formação dos jovens, com a possibilidade de atuarem mais rapidamente e delinearem planos que auxiliem os atletas a melhorar o seu desempenho. 

3. Motivação dos atletas para a importância do desporto e a escola

Uma carreira desportiva é por norma mais curta que qualquer outra, para além de que, está apenas ao alcance de uma pequena minoria ficando muitas vezes aquém do que se pensa ou se deseja.

Neste sentido, é importante que os atletas sejam motivados pelos próprios clubes de forma a adquirirem uma maior consciência dos benefícios que a escola tem tanto para o desporto como para o seu processo formativo. 

4. Coordenação com outros pilares de formação

Conciliar a escola e o desporto é importante para a formação dos adultos do futuro, pelo que é necessário que sejam estabelecidas sinergias entre atleta-família-escola-clube, e que todos estejam envolvidos e conscientes do seu papel no desenvolvimento dos jovens.

 

A escola e o desporto são duas áreas paralelas e complementares

Conscientes da importância da formação académica para o desporto, e de forma a reduzir o insucesso e o abandono escolar, os clubes, têm vindo a arranjar estratégias que lhes permitam criar melhores atletas e cumulativamente melhores alunos.

Ao manter os clubes mais atentos ao processo escolar dos seus atletas, através de um registo permanente e atualizado, é possível identificar mais rapidamente os casos em que é necessária alguma intervenção, e assim, em conjunto com a escola e os pais delinear uma estratégia de apoio.

Desta forma, é garantido que todas as necessidades do jovem são satisfeitas não comprometendo a sua educação e consequentemente o seu futuro.

 

Como relacionar o acompanhamento académico com os outros departamentos?

O EMJOGO dispõe de um módulo de acompanhamento escolar onde o tutor pode registar e gerir toda a informação académica dos atletas, o que facilita na organização da informação, na análise do desempenho dos atletas e identificar os casos de risco para uma atuação mais rápida e informada. Desta forma, para além da informação desportiva, o clube também agrega a informação académica à ficha individual do atleta.

Gostaria de ver como o EMJOGO pode ajudar a aproximar clubes e escolas? Solicite uma demonstração!

 

Photo credit: Wadi Lissa

About the Author:

Formada em Marketing, a Jessica junta a paixão pelo desporto, em especial o futebol, ao gosto pela escrita. A sua missão? Trazer as melhores práticas no marketing e ajudar os clubes desportivos a melhorar as suas relações externas.