Como aumentar a produtividade do seu clube durante o trabalho remoto

O teletrabalho não é uma solução associada ao desporto, contudo é possível e é necessário saber como garantir e aumentar a produtividade do seu clube durante o trabalho remoto!

Os últimos anos têm sido amplamente marcados por mudanças a nível tecnológico, económico, social e até ambiental. Já nos dizia Charles Darwin que os organismos que melhor se adaptam ao meio são os que têm maior capacidade de sucesso e, com o decorrer dos tempos, torna-se essencial que as organizações aumentem a sua capacidade de adaptação a estes imprevistos e mudanças.

No desporto não é diferente! A tecnologia e o trabalho remoto nos clubes desportivos já são uma realidade e são mais uma opção para dar continuidade ao trabalho, independentemente da hora ou local em que as equipas se encontrem.

Mas como podemos tornar o trabalho remoto mais produtivo para os clubes?

Nem todas as pessoas estão habituadas a trabalhar remotamente num ambiente mais descontraído que pode, muitas vezes, dificultar o foco nas tarefas. Assim, para melhorar a produtividade do seu clube durante o trabalho remoto é necessário mentalizar-se de alguns pontos:

1. Prepare o mindset para o trabalho remoto

Seja pela quantidade de distrações a que estamos sujeitos, seja pela dificuldade em separar o espaço de trabalho do de lazer, para que o trabalho remoto possa funcionar e ser produtivo, é necessário que todos os elementos estejam preparados para esta nova realidade.

Na passagem para o trabalho à distância é necessário que se definam aspetos como o modo de funcionamento ou o horário, que pode ser semelhante ao que já era realizado no clube ou mais flexível, dando ao elemento da equipa a oportunidade de gerir o seu trabalho desde que o plano estabelecido seja cumprido.

2. Defina um único local para a troca de mensagens e comunicações

No trabalho remoto a necessidade de comunicar constantemente com todos os membros da equipa é mais evidenciada.

Sabemos que na era das aplicações é muito fácil distrairmo-nos ou até usar mais do que uma aplicação para falarmos com as pessoas. Neste sentido, é importante que entre todos seja definido apenas um canal de comunicação para que todas as trocas de mensagens fiquem centralizadas num único local, facilitando assim o acesso à informação.   

Existem várias opções que podem ser tidas em consideração, como o Slack, Microsoft Teams, Skype, WhatsApp, Google Hangouts entre outras. Escolha a que for mais adequada à equipa.

3. Planeie o trabalho a desempenhar

Para aumentar a produtividade do seu clube durante o trabalho remoto e facilitar a execução e distribuição das tarefas, é necessário criar um plano de todas as atividades que precisam ser realizadas. 

Este plano deve incluir o departamento/pessoa responsável pelo trabalho, os prazos para a sua execução e ser partilhado com cada um dos membros. Consoante os trabalhos, a direção e a coordenação técnica deverão acompanhar e facilitar a organização das atividades de todos os elementos.

Lembre-se que a organização deve ser a base de qualquer trabalho de equipa!

4. Agende reuniões periódicas com o staff do seu clube

Por forma a acompanhar o trabalho dos vários colaboradores, garantir o cumprimento de todas tarefas e eventualmente ultrapassar determinados bloqueios ou obstáculos podem, e devem, ser agendadas reuniões periódicas, semanais ou quinzenais, entre a direção/coordenação técnica e os vários membros do staff. 

Não se esqueça de utilizar sempre um canal de comunicação que seja acessível a todos.

A transformação digital é a chave para um trabalho remoto mais produtivo 

A constante evolução da tecnologia permite hoje o acesso e controlo de grandes quantidades de informação a partir de qualquer ponto do mundo, tornando-se assim uma grande aliada no trabalho à distância.

Neste sentido, o Software EMJOGO para além de facilitar a organização e centralização da informação diária dos clubes, permite ainda que cada membro da equipa possa ter acesso à sua área de trabalho independentemente da hora ou local, facilitando assim a execução do seu trabalho e a colaboração entre todo o staff. 

Utilize a tecnologia a seu favor e torne o seu clube mais produtivo!

 

Peça uma demonstração

About the Author:

Formada em Marketing, a Jessica junta a paixão pelo desporto, em especial o futebol, ao gosto pela escrita. A sua missão? Trazer as melhores práticas no marketing e ajudar os clubes desportivos a melhorar as suas relações externas.