Em 2015, a Federação Portuguesa de Futebol começou um programa de certificação de entidades formadoras nos clubes desportivos com o objectivo de uma melhoria no processo de formação de atletas de futebol e futsal em Portugal.

Quer estejam ou não preparados, em 2020/21 todos os requisitos irão começar a contar! Por isso, mais tarde ou mais cedo, os clubes precisam de completar os requisitos exigidos pela certificação de clubes desportivos. Espera-se que o primeiro ano seja o mais custoso e que nos seguintes este trabalho seja aproveitado.

Mas porque razão a FPF está a executar este processo de certificação e obrigar os clubes a todo este trabalho? Qual o impacto que terá nos clubes de formação?

Processo de Certificação de Entidades Formadoras

Com algumas diretrizes da FIFA e outras adaptadas à realidade de Portugal, a certificação de entidades formadoras tem como objectivo melhorar o trabalho na formação de atletas que os clubes desempenham no seu dia a dia.

O processo da certificação assenta no cumprimento de vários critérios e subcritérios. Toda a informação está resumida no manual de certificação, onde a própria FPF apresenta como:

“Um instrumento de qualificação dos processos de formação dos praticantes e da organização desportiva dos Clubes.”

 Principais benefícios na certificação para os clubes de formação

São vários os benefícios que este processo de certificação vai trazer aos clubes. Alguns mais imediatos de perceber o seu valor e outros cujo o resultado será notado ao longo dos anos.

Apresentamos 5 razões que os clubes poderão beneficiar com esta certificação:

1. Ser uma entidade formadora certificada

Dar seguimento aos imperativos legais para que cada clube seja certificado como uma entidade de formação, de acordo com o previsto na Lei nº 54/2017, de 14 de Junho. Só os clubes certificados poderão celebrar contratos de formação desportiva. A partir da época 2020/21, apenas a estes é permitido participar nos campeonatos nacionais ou receber dividendos de eventuais transferências de atletas formados no clube.

2. Melhor qualidade na formação

Garantir que os clubes se reforçam com recursos humanos capacitados, metodologia de ensino e condições para prestar trabalho competente a todos os praticantes. A melhoria na qualidade na formação de atletas será um resultado natural destas ações.

3. Reconhecimento do nível de qualidade do processo de formação

Classificar o trabalho e condições que cada clube proporciona aos atletas por níveis de qualidade e que seja mais fácil reconhecido analisado do exterior, independentemente do seu enquadramento competitivo. Em comparação a uma outra indústria – hoteleira, é saber que enquanto hóspedes vamos ter melhor conforto na nossa estadia num hotel de 4* do que num de 2*.

4. Melhor organização dos clubes

O manual de certificação disponibilizado aos clubes é o resultado de anos de experiência de processos e trabalho de milhares de pessoas. Os clubes têm assim bases bastante sólidas e comprovadas ao longo dos anos de como se podem organizar para oferecer um melhor serviço na formação.

5. Maior conhecimento dos atletas

Com o processo de certificação os clubes necessitam recolher informação diversa sobre os atletas. Não apenas desportiva mas também outra informação fundamental na sua formação. Este acompanhamento garantirá um maior conhecimento sobre o atleta ano após ano. Porque só assim é possível avaliar o trabalho que está a ser feito na formação.

Certificação – melhor qualidade na formação de atletas

São muitas as mudanças a efectuar nos clubes desportivos relativo a processos, rotinas, organização e entrada de novos recursos humanos. Como qualquer mudança, existe sempre alguma resistência e/ou exige grande esforço de alguns. Contudo, este processo de certificação de entidades formadoras é uma excelente oportunidade para os clubes melhorarem a sua organização e o serviço de formação que oferecem a todos os atletas.

A formação de atletas é de grande importância num clube desportivo. Esta nova organização será uma vantagem competitiva num futuro muito próximo. Assim, acompanhar o trabalho que está a ser feito permitirá no futuro não só avaliar os seus resultados como também saber o valor que cada atleta representa ao longo dos anos.

O software de gestão de atletas EMJOGO foi desenvolvido precisamente para ajudar a agilizar o processo de certificação, tornar mais eficiente o trabalho do dia-a-dia e mostrar de uma forma fácil e rápida o valor de cada atleta.

Entre em contacto connosco para saber como podemos também ajudar o seu clube.

 

Experimentar o Software