Gerir um clube de desporto de formação é uma tarefa multifacetada, que exige a superação de vários desafios e a antecipação das consequências que estes podem ter para o funcionamento normal do clube.

Os desafios começam na exigência dos clubes terem uma gestão eficiente e compatível com as necessidades de todos os departamentos, passam por acompanhar a evolução e as exigências da comunidade desportiva e só terminam na garantia de que o clube desportivo é visto como uma referência por todos os elementos da comunidade desportiva.

Conseguir fazer face a todos os desafios não é uma tarefa fácil, mas pode ser bem mais simples quando o clube tem como parceiro o EMJOGO. Com esta parceria, é possível eliminar alguns desafios, tornar outros bem mais simples e, acima de tudo, garantir que no final do dia o clube consegue cumprir a sua missão: formar crianças e jovens atletas.

Descubra ao longo deste artigo como a utilização do EMJOGO permite aos clubes desportivos superar vários desafios de forma simples, rápida e moderna.

1. Gestão mais eficiente e com menos esforço

Gerir um clube é uma tarefa multidisciplinar e exigente, que se torna ainda mais difícil quando se trata de um clube desportivo com equipas de formação. É preciso tratar da gestão desportiva, administrativa e financeira de dezenas ou centenas de atletas e ainda assegurar aspetos logísticos e de comunicação com os vários membros da comunidade desportiva.

Os clubes que já estão EMJOGO conseguem ter uma carga de trabalho menor, já que o Software assegura a eficiência em todo o processo e permite a automatização de tarefas morosas e manuais. É possível gerir num único local todos os departamentos e garantir que toda a informação fica centralizada e rapidamente acessível para as pessoas certas.

A utilização diária do Software vai permitir ao clube:

  • Eliminar tarefas repetitivas e morosas, ficando com mais tempo para outras tarefas importantes que precisam da intervenção dos diferentes elementos do staff;
  • Melhorar a comunicação e colaboração entre os diferentes departamentos, já que todos têm acesso em tempo real à informação que precisam para a realização do trabalho diário;
  • Garantir que a informação fica sempre do lado do clube, mesmo que existam várias trocas de elementos do staff, como treinadores ou coordenadores, a informação de cada atleta e o trabalho realizado até ali, fica registada no Software e o clube é o “dono” da informação;
  • Tomar decisões baseadas em dados reais, sendo que cada departamento tem acesso aos dados em tempo real e a direção consegue ter uma visão geral de tudo o que está a acontecer nos diferentes departamentos. Com mais conhecimento, as decisões serão certamente mais assertivas;
  • Assegurar mais eficiência nos processos, já que todos os elementos sabem quais são as suas tarefas, onde devem colocar as informações relativas às mesmas e onde consultar a informação.

Estas são apenas algumas das melhorias que o clube vai sentir ao usar o EMJOGO e que sem dúvida vão contribuir para uma gestão mais eficiente, ajudando a ultrapassar um dos principais desafios dos clubes de formação.

Leia também: 6 Desafios que os Clubes de Desporto de Formação Enfrentam 

2. Processo de cobranças de mensalidades e pagamento de cotas mais simples e rápido

Sendo os recursos financeiros limitados um dos maiores desafios dos clubes de formação, a cobrança de mensalidades e cotas é fundamental para equilibrar a balança financeira do clube.

Contudo, esta cobrança nem sempre é fácil e esquecimentos por parte dos sócios e encarregados de educação são frequentes, o que obriga o clube a ser proativo e a implementar um eficiente processo de cobranças.

A boa notícia é que com a ajuda do EMJOGO é possível automatizar todo o processo de emissão, cobrança e pagamentos. Desta forma, o clube minimiza os esquecimentos por parte dos encarregados de educação e sócios e não precisa de ter alguém do staff dedicado a esta tarefa, que feita de forma manual pode demorar várias horas.

Assim, no EMJOGO pode emitir e enviar as mensalidades ou cotas  para  pagamento de forma automática, garantindo que estas são recebidas atempadamente.

Como relembrar nunca é demais, tem também a possibilidade de automatizar lembretes de pagamento com prazo a terminar ou já terminado. Mais uma vez, não é necessário estar alguém do staff dedicado a esta tarefa, que demora apenas uns minutos a automatizar.

Além disso, é possível utilizar os pagamentos automáticos e permitir que tudo seja pago à distância por Referência Multibanco ou MB Way. Desta forma, os sócios e os encarregados de educação não precisam de se dirigir à secretaria do clube.

3. Reforço da presença online e mais proximidade com a comunidade desportiva

Os canais digitais permitem ao clube desportivo aumentar a sua visibilidade e estar mais próximo da sua comunidade desportiva, que está inevitavelmente presente no online.

Assim, torna-se também crucial que o clube tenha uma boa presença online e que saiba utilizar a mesma para reforçar a ligação emocional entre o clube e a comunidade.

O digital é também um excelente canal para o clube reforçar a importância que o desporto de formação tem na comunidade, promovendo os benefícios e a importância do mesmo para os jovens atletas.

Ao usar o EMJOGO, o clube consegue criar um ativo digital próprio que lhe permite estar mais próximo da sua comunidade desportiva – o Website.

Criar um Website nunca foi tão fácil

Quando falamos de canais digitais, é obrigatório falarmos do Website. Este canal é uma ferramenta crucial para a comunicação, promoção, interação e gestão de um clube desportivo na era digital, desempenhando um papel central na construção e manutenção de uma presença online forte e eficaz.

No entanto, criar e gerir um Website não é uma tarefa fácil e muitos clubes não têm ainda um departamento de Marketing e Comunicação ou pessoas com experiência na área. É a pensar nesta necessidade que no EMJOGO desenvolvemos o módulo de Website.

Através deste módulo o clube não precisa de ter um membro com conhecimento técnico para construir e gerir o Website, pois encontra ferramentas simples e fáceis de usar que lhe vão permitir estar mais próximo da sua comunidade desportiva.

Ao ter um Website o clube conseguirá:

  • Partilhar notícias e novidades;
  • Informar o calendário de jogos e resultados;
  • Criar automaticamente uma página para cada equipa, com lista de jogadores e staff técnico, as competições em que participa e tabela classificativa do campeonato;
  • Partilhar informações para inscrição de sócios e atletas;
  • Promover os patrocinadores;
  • Divulgar os produtos de merchandising do clube.

Criar um Website para o clube desportivo, é criar um ativo muito valioso para aproveitar as vantagens do online e estar mais próximo da comunidade desportiva.

4. Mais credibilidade com o uso do EMJOGO

A credibilidade é uma peça-chave para o clube conseguir ser visto como uma instituição valiosa para a comunidade. Esta credibilidade vai permitir ao clube:

  • Conquistar mais patrocínios;
  • Atrair mais atletas;
  • Conquistar confiança dos pais dos atletas;
  • Atrair mais sócios;
  • Reter talentos, sejam eles atletas ou membros do staff.

Ao utilizar um Software de comunicação e gestão desportiva como o EMJOGO, o clube, independentemente da sua dimensão, consegue transmitir mais confiança e credibilidade, mostrando à comunidade que mesmo no desporto de formação é possível trabalhar como os profissionais. 

O Software permite ao clube desportivo ultrapassar vários desafios e provar à comunidade desportiva que têm uma gestão eficiente e moderna e que evolui na mesma medida que os membros da comunidade também evoluem.

Um clube mais moderno é um clube mais apto para superar os desafios

O EMJOGO não é apenas uma ferramenta de gestão para os clubes desportivos – é um parceiro estratégico, que está diariamente ao lado dos clubes para os ajudar a superar os desafios diários.

Ao adotar o EMJOGO, os clubes desportivos de formação estão a investir numa melhor forma de trabalho, comunicação e no seu futuro, aumentando a sua credibilidade e profissionalismo junto da comunidade desportiva.

Com uma gestão moderna e eficiente, os clubes podem concentrar-se no que realmente importa: o desenvolvimento dos seus atletas jovens e o fortalecimento do clube como uma instituição valiosa para a comunidade desportiva.

 

Para começar hoje a digitalizar os processos do seu clube desportivo, peça uma demonstração gratuita do EMJOGO e descubra como pode modernizar o seu clube, melhorando ao mesmo tempo a sua gestão e comunicação.

Marcar Demonstração