Ter boas práticas de segurança online é cada vez mais uma preocupação para as organizações, e os clubes desportivos não são exceção.

À medida que os clubes expandem as suas operações para o ambiente digital, desde a gestão de equipas até à interação com os fãs, a proteção dos seus dados e infraestrutura torna-se uma prioridade crítica.

Neste artigo, encontra práticas de segurança online que os clubes desportivos devem implementar para salvaguardar a integridade dos seus sistemas, proteger a privacidade dos seus membros e manter a confiança dos seus parceiros.

1. Sensibilizar e Educar todos os membros para a Segurança Online

A segurança online é uma responsabilidade compartilhada e requer o compromisso de todos os membros do clube. Assim, um dos primeiros passos para garantir a segurança online nos clubes desportivos é educar todos os membros do clube sobre os riscos e melhores práticas de segurança.

É importante que no clube existam normas de segurança online e que as mesmas sejam conhecidas e cumpridas por todos os membros do clube. Formações regulares sobre o tema ou um manual de normas de segurança no online podem ser algumas medidas utilizadas para sensibilizar e educar todo o staff.

Leia também: A segurança da informação nos clubes desportivos

2. Palavras-passe Seguras e Individuais

Existem boas práticas relacionadas com o uso de palavras-chave que devem ser seguidas por todos os membros do clube para evitar que as mesmas sejam facilmente descobertas por terceiros.

Não partilhar palavras-passe com outros membros

Independente do canal digital ou do Software cada membro do clube deve ter a sua palavra-passe e garantir que a mesma não é partilhada com nenhum outro membro do clube. As palavras-passe são confidenciais, por isso, devem ser conhecidas apenas pelo seu utilizador.

Não partilhar palavras-passe implica também não deixar as mesmas facilmente acessíveis a terceiros, por exemplo, num post-it no computador, ou escritas num caderno na secretaria do clube, ou num documento do computador que pode facilmente ser acedido por outras pessoas.

Dica extra: se tem dificuldade em memorizar palavras-passe, utilize um gestor de palavras-passe, como o Nordpass. Estas aplicações são seguras e, utilizando-as, só precisa de decorar uma única password.

Utilizar uma palavra-passe para cada canal digital

Cada conta criada num canal digital deve ter uma palavra-passe diferente, principalmente quando falamos de serviços online que contém informações sensíveis, como dados pessoais, dados financeiros, informações do clube ou informações de terceiros.

Pode não ser uma tarefa fácil decorar todas as palavras-passe, mas é uma medida importante para garantir a proteção do acesso a cada conta. Mais uma vez, uma solução como Nordpass ou LastPass, pode ajudar muito neste ponto.

Utilizar uma palavra-passe robusta e segura

É muito importante que em todas as contas sejam utilizadas palavras-passe robustas e seguras. Uma palavra-passe segura deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Não deve conter informações pessoais, como nome ou data de nascimento;
  • Deve conter letras minúsculas, maiúsculas, números e caracteres especiais;
  • Deve ter no mínimo 12 caracteres.

Também pode utilizar uma frase-passe, que siga estas regras e que poderá ser mais fácil de decorar. Por exemplo, a frase “Eu utilizo o EMJOGO”, pode ser transformada numa frase-chave segura – “€uUtilizo0EMJOG0!”.

Trocar as senhas regularmente

A troca regular de senhas aumenta a segurança de todas as suas contas online. Como tal, é importante que o clube alerta os seus membros do staff para trocarem regularmente as senhas de todas as contas que utilizam ligadas ao clube, incluindo das suas contas de e-mail.

3. Dados Acessíveis Para as Pessoas Certas

Os clubes desportivos muitas vezes lidam com dados sensíveis dos seus atletas e sócios, como informações de contacto, datas de nascimento e informações médicas. Assim, é importante garantir que estes dados sensíveis só estão acessíveis para as pessoas que efetivamente precisam de ter acesso aos mesmos.

Por exemplo, no EMJOGO é possível definir quem tem acesso às informações pessoais de um atleta, bloqueando o mesmo para membros do clube que não precisam das informações para o seu trabalho diário. Quantas menos pessoas tiverem acesso a dados sensíveis, mais protegidos estes dados estarão.

4. Eliminar o Acesso a Antigos Elementos do Clube

Sempre que existe a saída de um membro do staff, é fundamental que exista a regra de limitar os acessos a todas as informações do clube. Isto implica retirar acesso a Softwares que o clube utiliza, bem como a documentos partilhados ou a outros canais digitais, como as redes sociais.

Caso existam acessos partilhados entre os membros, estes devem ser todos alterados, para garantir que só os elementos que fazem parte do clube desportivo mantém o acesso.

5. Ter Muito Cuidado com os E-mails

Os e-mails são frequentemente alvos de tentativas de ataques de phishing e outras ameaças. É importante educar os membros sobre como identificar e evitar e-mails fraudulentos, como verificar o remetente do e-mail, evitar clicar em links suspeitos e não fornecer informações pessoais ou confidenciais por e-mail.

Caso algum membro do clube sofra uma violação de dados é importante lembrá-lo de alterar a senha de todos os canais online onde utiliza aquele e-mail, já que através do e-mail é possível fazer recuperação da palavra-passe e aceder aos softwares e aplicações utilizadas pelo clube.

Do mesmo modo, o utilizador que sofreu o ataque deve avisar o clube, para em conjunto avaliarem se há necessidade de implementar alguma medida extra de segurança.

6. Atualizações do Software e Segurança dos Sistemas

Manter todos os sistemas e software do clube atualizados com as últimas correções de segurança é essencial para proteger contra vulnerabilidades conhecidas. Isso inclui não apenas o sistema operacional e o software de segurança, mas também aplicativos de terceiros e dispositivos conectados à rede do clube.

Devem ser implementadas políticas para garantir que todas as atualizações sejam instaladas regularmente e que os sistemas sejam monitorizados continuamente para encontrar potenciais vulnerabilidades.

O clube deve ainda garantir que todos os dispositivos que são utilizados no clube, sejam do próprio clube ou pessoais dos membros do staff, têm antivírus e proteção contra malwares.

A Segurança Online é Tão Importante Como a Segurança em Campo

À medida que os clubes desportivos continuam a expandir as suas operações online e a depender cada vez mais da tecnologia para comunicações, gestão de membros e outras funções essenciais, a segurança online torna-se tão importante como a segurança em campo. 

Assim, ao implementar e monitorizar políticas de segurança no online, os clubes podem navegar com confiança no mundo digital, sabendo que os dados da comunidade desportiva estão seguros.

No campo digital, a segurança não é uma opção, é a linha de defesa que protege o futuro do clube desportivo. 

 

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