Há muitas razões para criar uma página no Facebook e, para o bem do seu clube, deve-o fazer. Mas pensar que isso elimina a necessidade de ter um website é um erro!

Em primeiro lugar, devemos ter a noção que ter uma página no Facebook ou um website serve diferentes propósitos, diferentes interacções com os seus adeptos e, por conseguinte, diferentes formas de comunicação.

Marcar presença no Facebook é fácil, rápido e barato. Além disso, fica visível a milhões de pessoas e ainda tem uma enorme capacidade de ser partilhado com novos interessados no dia-a-dia do seu clube.

Neste sentido, é razoável pensar que evitar o esforço de construir/manter um website e simplesmente depender do que a maior plataforma de redes sociais de todos os tempos pode oferecer é suficiente para a sua presença online. Mas será realmente verdade?

Se ainda tem dúvidas preste atenção aos próximos pontos.

Facebook vs Website: Imagem do clube

No facebook é possível personalizar a imagem de perfil e de capa, os posts têm a sua “voz” e mostram as suas imagens, mas no final continua a ser uma página do Facebook e está à mercê do seu visual. Está limitado à “vontade” do Facebook e nunca conseguirá proporcionar uma experiência completa da marca do clube.

No website pode personalizar a informação, cores, imagens, necessidades e objectivos do clube. Tem liberdade para colocar a imagem e informação onde e como deseja.

Facebook vs Website: Estrutura da informação

Para além da personalização da imagem de perfil e capa, no Facebook é possível incluir informação geral sobre o clube e os seus contactos. Contudo está limitado e restrito onde, como e qual a informação que aparece.

No website pode estruturar a informação a seu gosto e incluir informações como história, órgãos sociais, palmarés, equipas e jogadores, jogos e resultados, patrocinadores, etc. de uma forma  fácil e rápida de ser percebida e alcançada pelo adepto. Você decide o que incluir e onde.

Facebook vs Website: Alcance da informação

Ao estar presente no Facebook, está a ligar-se às pessoas no seu tempo livre e quando estão a interagir com amigos e familiares. Apesar de competir directamente com outras páginas, a sua informação fica disponível a milhares assim que as publica. Contudo, como o Facebook é uma empresa e tem de gerar lucros, o alcance das publicações tem vindo a diminuir consideravelmente em detrimento das publicações pagas.

No website estão as pessoas realmente interessadas no seu clube. São em menor quantidade, mas a qualidade e interesse supera em muito quando comparado com o Facebook.

Facebook vs Website: Receitas

No Facebook não é possível ter espaços para promover os seus patrocinadores ou colocar publicidade. As oportunidades de receitas são inexistentes.

No website pode promover e destacar patrocinadores e gerir os anúncios de publicidade a seu gosto.

Qual a melhor opção? Usar ambos!

Apenas com um website é possível aos adeptos vivenciar completamente a marca do seu clube. Os seus adeptos podem ter acesso a informações gerais, jogos e resultados, informação das equipas, notícias, etc. Tudo sob o controlo do clube.

O Facebook é um excelente canal de comunicação e utilizado por milhares de pessoas todos os dias. No entanto, deve ser visto como um complemento ao seu website e nunca como o seu canal de comunicação principal.

Assim as duas opções são importantes, porque interagem com os adeptos em alturas diferentes e de uma forma complementar. Ter uma presença pensada e estruturada em ambos os canais, os seus adeptos irão agradecer!

 

Receba diretamente no seu e-mail mais conteúdos úteis sobre Clubes Desportivos e Desporto de Formação.

Quero Receber