Sustentabilidade e desporto são dois conceitos que cada vez mais entram em campo juntos, mas que ainda precisam de muito treino para se tornarem uma dupla de sucesso.

Segundo o Banco Mundial, com o estilo de vida atual, em 2050 serão precisos quase 3 planetas para proporcionarem os recursos naturais necessários para o futuro das próximas gerações não estar em risco.

Ora, como só temos um planeta a produzir recursos naturais para mais de 8 mil milhões de pessoas é urgente mudar hábitos e travar esta previsão.

A boa notícia é que o desporto pode ser um pilar nesta mudança, e os clubes desportivos agentes ativos na construção de uma dupla de sucesso.

Quer saber como a sustentabilidade e o desporto são uma dupla para o sucesso? Então é só continuar a ler.

O conceito de sustentabilidade

Quando falamos em sustentabilidade, pensamos imediatamente em práticas como a reciclagem, a poupança de água ou a utilização de energias renováveis. No entanto, ser sustentável é bem mais do que isso. 

A sustentabilidade engloba valores económicos, sociais, empresariais e ambientais.

Ser sustentável é incluir no dia a dia ações e hábitos que garantam que as próximas gerações vão ter asseguradas todas as condições para uma vida estável e tranquila. 

“A sustentabilidade é a  supressão das necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.”

Definição de sustentabilidade da ONU

O dia da sobrecarga da Terra é assinalado todos os anos como o dia em que a humanidade gasta mais recursos naturais naquele ano, do que aqueles que a Terra é capaz de produzir nesse mesmo período de tempo.

Se este dia, em 1970, foi assinalado no dia 30 de dezembro, em 2022 assinalamos o dia da sobrecarga da Terra a 28 de julho, faltando mais de 5 meses para o ano acabar.

Este indicador por si só é suficiente para percebermos que se não forem urgentemente aplicadas medidas eficazes para inverter esta tendência, o bem estar das próximas gerações estará seriamente em risco.

Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável

Percebendo a necessidade de assegurar o futuro das gerações futuras, e sabendo que se não mudarmos hábitos diários isso não acontecerá, em janeiro de 2016, a ONU, colocou em vigor a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. 

Esta agenda contempla 17 objetivos, que devem ser atingidos no máximo até 2030, sendo os objetivos estendidos a 169 metas.

Objetivos da agenda 2030 - sustentabilidade

Dentro destes 17 objetivos, encontramos então 169 metas que funcionam como indicadores para avaliar se cada objetivo está ou não a ser atingido. Podemos ver, a exemplo, 5 dessas 169 metas definidas: 

  • Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas e uso nocivo do álcool (objetivo 3);
  • Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e à igualdade de género, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos (objetivo 4);
  • Incentivar as empresas a adotar práticas sustentáveis e a integrar informação sobre sustentabilidade nos relatórios de atividade (objetivo 12);
  • Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização (objetivo 12);
  • Reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade com ela relacionadas, em todos os lugares (objetivo 16).

Sustentabilidade no desporto

Se é certo que a atividade humana tem diretamente influência negativa ou positiva no cumprimento dos objetivos da Agenda 2030, as organizações, pela proximidade que têm com o consumidor comum, devem ter um papel muito ativo na promoção das medidas e no seu cumprimento.

Quando falamos de desporto, estamos a falar da agregação de centenas ou milhares de pessoas, que têm em comum a paixão por um clube ou por um desportista. Esta multidão tem de ser alertada para a prática de medidas mais sustentáveis.

A sustentabilidade no desporto é um assunto que já entrou em campo, mas tem ainda muitos treinos pela frente até conseguir alcançar o objetivo final: diminuir o impacto ambiental dos eventos desportivos.

O papel dos Clubes Desportivos na inclusão de práticas sustentáveis

Para que os objetivos da Agenda 2030 sejam atingidos, nem só as grandes organizações desportivas devem ter discussões ambientais na agenda. No que toca ao desporto, os clubes desportivos devem ser os primeiros agentes da mudança e da promoção da sustentabilidade.

A sustentabilidade deve ser mais um jogador em campo para o clube e devem ser implementadas medidas diárias que garantam o bem estar das gerações futuras.

E mais do que implementar ações sustentáveis, os clubes devem incutir em todos os seus membros – staff, sócios, atletas e encarregados de educação – a importância da sustentabilidade.

Equipa desportiva júnior

A importância da sustentabilidade no desporto de formação

Quando falamos de clubes desportivos com equipas de formação, esta responsabilidade é acrescida, já que passa a ser também uma obrigação do clube, formar atletas sensibilizados para esta causa.

Há uma premissa que deve estar presente em todos os clubes – as crianças e jovens que estão a formar hoje são os adultos de amanhã, são o futuro.

Se queremos que o futuro seja sustentável, temos de garantir que as crianças crescem conscientes da importância de terem comportamentos sustentáveis. E os clubes desportivos são um elemento chave nesta necessidade de criar consciência.

Entre treinos, competições e deslocações, os jovens atletas passam muito tempo no clube desportivo e com os seus coordenadores e treinadores. Assim, os exemplos sustentáveis devem partir das figuras de referência da organização. Para que isto aconteça, o clube deve garantir que todos os seus membros do staff conhecem e estão sensibilizados para a implementação de medidas de sustentabilidade.

Leia também: O impacto do treinador no futuro dos jovens atletas

Os clubes não formam só atletas, formam o futuro!

 

Para receber mais conteúdos sobre sustentabilidade desportiva pode subscrever a newsletter no botão abaixo ou ficar atento ao nosso blog. Vamos trazer-lhe mais artigos relacionados com o tema que o podem ajudar a implementar medidas sustentáveis no seu clube desportivo.

 

Receba diretamente no seu e-mail mais conteúdos úteis sobre Clubes Desportivos e Desporto de Formação.

Quero Subscrever