Um pai ou mãe quando decide oferecer a prática desportiva a uma criança e procura um clube desportivo, há muito mais valor acrescentado do que um jogo ao fim de semana.

Hoje um clube não se faz representar apenas pela equipa que está presente em cada jogo. Como parte da sua missão de clube de formação, os clubes têm vindo a crescer a nível de recursos humanos para acompanhar outras áreas complementares à prática desportiva melhorando os seus processos na formação de atletas, como por exemplo a certificação de entidades formadoras no futebol e futsal.

Áreas que asseguram um equilíbrio entre a modalidade e as restantes partes da vida do atleta começaram a ter um papel tão importante como a performance desportiva.

Mas porque razão este acompanhamento complementar é tão importante?

Formar melhores atletas, alunos e preparar para o futuro

Para além de que a saúde física, psicológica e emocional é importante na vida de qualquer pessoa, a percentagem de atletas na formação de um clube que seguirá a carreira profissional é muito reduzida. Por isso é fundamental incluir um outro acompanhamento na formação do atleta. Um acompanhamento para assegurar que os clubes estão também a formar melhores alunos, a preparar as crianças para o futuro e promover um estilo de vida mais saudável.

E não é uma realidade só nos clubes de topo. Hoje é possível encontrar na estrutura de muitos clubes pessoas que permitem um acompanhamento multidisciplinar aos seus atletas. Pessoas que estão acessíveis quando os pais entregam os seus filhos para a prática da modalidade desportiva.

Estrutura organizacional de um clube de formação

Em maior ou menor dimensão, existe uma coordenação e colaboração entre várias pessoas para proporcionar a melhor formação aos seus atletas. Entre estes destacamos alguns:

Treinadores

Para além do ensino da modalidade, consoante a idade que se encontra o atleta, um treinador procura ajudar em aspetos individuais como a coordenação, responsabilidade, motivação, definição de objetivos, espírito sacrifício, superação, entre outros. Como também aspetos coletivos: trabalho em equipa, camaradagem, entreajuda. Aspetos fundamentais que o ajudarão em idade adulta.

Fisioterapeutas

Não estão lá apenas para quando o atleta se lesiona ao serviço do clube. Estão lá sempre que um atleta precisa de uma apoio a nível clínico. Podem acompanhar a fase imprevisível no crescimento ósseo e dos músculos, deteção precoce de problemas, orientação na prevenção de lesões ou necessidade de treino específico.

Psicólogos

O estado psicológico de uma criança/jovem pode ser muito inconsistente. Ter uma pessoa que possa orientar e aconselhar é sempre uma mais valia. Hoje em dia muitos clubes já têm na sua estrutura profissionais dedicados a esta área. Para além de um maior controlo emocional e preparação psicológica a nível desportivo, um acompanhamento psicológico ajuda as crianças em outras áreas da vida: maior força mental na superação de desafios, gestão do fracasso, do stress, ou mesmo problemas mais graves, como a separação de pais, dificuldades sociais/financeiras ou perda de um familiar próximo. Um acompanhamento enquanto pratica um desporto que gosta e está num meio com um sentimento de pertença.

Nutricionistas

Mais uma área que pode resultar numa vantagem competitiva a nível desportivo, contudo a nutrição é importante em qualquer fase da vida de uma pessoa. Pode ser apenas um acompanhamento regular, com algum objetivo específico como um melhor desempenho a nível físico ou mesmo resolução de casos mais críticos. Num clube desportivo também é possível encontrar pessoas dedicadas a esta área complementar à parte desportiva.

Coordenadores e diretores

Pessoas que asseguram, coordenam e apoiam os intervenientes anteriores para que possam executar o seu trabalho com a melhor qualidade. São também responsáveis para acompanhar a relação entre o clube, atletas e os pais.

Todo este acompanhamento e muitos outros benefícios enquanto uma criança se diverte, aprende um desporto, cria amizades e reforça a sua responsabilidade, trabalho em equipa, entre muitas outras oportunidades.

Muito mais que um clube desportivo

É uma frase muitas vezes referenciada pelas entidades desportivas, mas é verdade que o que podemos encontrar num clube é muito mais que um jogo. É todo um conjunto de pessoas que estão presentes com objectivo de proporcionar as melhores condições para a prática de desporto e formação dos seus atletas.

No Software EMJOGO sabemos da importância de cada uma destas pessoas e o que o seu trabalho representa na missão de um clube de formação. Por isso mesmo desenhamos uma ferramenta de gestão de equipas e atletas para ajudar no trabalho diário de cada um e que pode ser facilmente coordenado com os atletas e respetivos pais.

Junte-se aos mais de 300 clubes EMJOGO e veja como também pode melhorar o dia-a-dia do seu clube!

Marcar Demonstração