Se é treinador de uma equipa de formação sabe que a comunicação entre o treinador e os pais é fundamental para o sucesso da equipa e o bem-estar emocional dos seus atletas.

Enquanto treinador tem um papel fundamental na formação dos jovens atletas e também na forma como os pais encaram a prática desportiva dos seus filhos. Contudo, a comunicação entre o treinador e os pais nem sempre é fácil, especialmente quando as expectativas dos pais não estão alinhadas com as expectativas do treinador e da equipa.

A boa notícia é que existem estratégias que o vão ajudar a ter uma comunicação mais eficaz com os pais dos atletas, garantindo que estes não interferem de forma menos positiva nos treinos e jogos e, principalmente, na performance dos atletas que têm em casa.

Partilhamos consigo ao longo deste artigo 4 dessas estratégias.

1. Estabelecer expectativas claras desde o início

É importante que enquanto treinador estabeleça expectativas claras desde o início da entrada dos jovens atletas para o clube. Os pais devem conhecer a sua filosofia de treino, como funcionam as faltas, horários de treino, regras de deslocação para jogos e, se fizer sentido, o horário em que está disponível para receber os pais.

Além disso, deve também deixar claro que os pequenos atletas são a sua principal prioridade e que tudo o que for feito será em prol do seu sucesso e para lhes oferecer a melhor formação possível.

2. Usar sempre uma linguagem positiva

A comunicação entre si e os pais dos atletas deve ser sempre baseada em linguagem positiva. Ou seja, deve dar ênfase ao progresso dos jogadores e elogiar os bons momentos, em vez de se concentrar nos erros cometidos ou nos fracassos em campo.

Evitar o uso de linguagem negativa ou crítica pode prevenir muitos conflitos ou momentos de tensão com os pais dos atletas. A linguagem positiva é sempre a melhor forma de comunicar, mesmo quando tem de comunicar algum acontecimento menos positivo aos pais.

Leia também: https://emjogo.pt/blog/impacto-treinador-futuro-jovens-atletas/

3. Estar disponível para conversar com os pais dos atletas

Existir uma boa relação entre os treinadores é fundamental para o equilíbrio mental dos atletas, assim enquanto treinador deve mostrar-se disponível para conversar com os pais dos jovens atletas facilitando a comunicação.

Os pais devem saber de forma explícita como podem expôr as suas dúvidas ou preocupações ou saber como está o progresso dos seus filhos. Se no seu clube for o coordenador a fazer a ligação treinador-pais, é importante os pais estarem informados.

Esta comunicação regular pode ajudar a construir uma relação de confiança entre o treinador e os pais e a evitar mal-entendidos. 

No entanto, para que os pais não comuniquem em horas menos apropriadas ou por canais de comunicação indesejados, o ideal é deixar claro quais são os canais pelos quais os pais o devem contactar e dentro de que horário o devem fazer. Impor limites nesta comunicação é também fundamental para garantir que os pais não tentam fazer o papel de treinador e não se intrometem demasiado nos treinos e jogos.

4. Resolver conflitos de forma construtiva

Mesmo seguindo todas as estratégias acima, podem surgir conflitos entre si e os pais dos seus pequenos atletas. O importante é que resolva sempre esses conflitos de forma construtiva, em vez de criar tensão e aumentar um conflito que pode colocar em causa a performance dos atletas.

É normal que os pais tenham preocupações e muitas vezes pensem que o treinador não está a fazer a melhor escolha para o seu filho. Enquanto treinador deve ouvir e respeitar a opinião dos pais e explicar de forma construtiva e positiva a sua decisão, deixando claro que atua sempre em prol do que é melhor para cada atleta e para a equipa.

Deve ainda deixar explícito que é importante que os pais não tentem ocupar o lugar do treinador, nem ter atitudes que não são um bom exemplo para os jovens atletas e que condicionam a performance deles no treino e nos jogos.

Se for necessário recorrer à ajuda de um terceiro, por exemplo o coordenador desportivo, para resolver o conflito não tenha receio de o fazer. O importante são sempre os seus atletas e um ambiente de tensão com os pais não os vai favorecer.

Leia também: https://emjogo.pt/blog/o-que-os-pais-devem-saber-sobre-apoiar-filhos-desporto/

Treinador e Pais são fundamentais para o sucesso dos atletas

No “Triângulo Desportivo” pais-atletas-treinador, os pais e o treinador têm um papel fundamental quer no desenvolvimento psicológico dos atletas, quer no seu sucesso desportivo.

Assim, é importante que a relação entre o treinador e os pais seja a melhor possível e que estes dois vértices do triângulo estejam alinhados para não desestabilizar o vértice mais importante – os atletas.

Como treinador tem então a importante tarefa de consciencializar os pais para a forma como devem intervir na vida desportiva dos filhos, incentivando-os a terem atitudes e comportamentos favoráveis à evolução dos pequenos atletas. Utilizar estratégias que promovam uma comunicação eficaz vai ajudá-lo neste processo e facilitar a comunicação com os educadores dos seus atletas.

No final o objetivo é sempre o mesmo – oferecer a melhor formação desportiva aos atletas, nunca se esquecendo que são apenas crianças e jovens, e que têm muito mais a retirar do desporto de formação para lá das vitórias em campo.

 

Receba diretamente no seu e-mail mais conteúdos úteis sobre Clubes Desportivos e Desporto de Formação.

Quero Subscrever