O desporto não é só atividade física, é também uma forma de moldar a vida de jovens atletas. Desde a disciplina à perseverança, o desporto de formação oferece muitos benefícios que se estendem para além do campo de jogo.
Para que estes benefícios sejam aproveitados ao máximo é necessário que exista um esforço conjunto entre pais, clubes e atletas. Os pais devem incentivar a prática desportiva saudável, os clubes têm de garantir uma formação desportiva de qualidade e os atletas devem comprometer-se e tirar o máximo de proveito dos anos em que farão parte do clube de formação.
Ao longo deste artigo vai descobrir 5 dos principais benefícios do desporto de formação e como os mesmos impactam a vida dos jovens atletas.
Benefícios do desporto de formação para o desenvolvimento físico
Este é um dos benefícios mais óbvios do desporto de formação – o desenvolvimento físico e a contribuição para uma vida mais saudável.
A nível físico, a prática frequente de desporto, permite aos jovens atletas melhorar a coordenação motora, a flexibilidade, a capacidade cardiovascular e a força muscular.
A prática desportiva ajuda também os jovens a terem um estilo de vida mais saudável, promovendo uma boa alimentação e reduzindo o risco de desenvolverem doenças relacionadas com o sedentarismo, como a obesidade, a hipertensão ou a diabetes.
Desenvolvimento cognitivo dos jovens atletas
O desporto de formação não é só uma atividade física, mas também é mental e como tal, contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças e jovens.
Durante a prática desportiva é exigido que os pequenos atletas trabalhem fatores cognitivos como a concentração, o pensamento estratégico, a tomada de decisão ou a resolução de problemas. Também a memória e a capacidade de aprendizagem podem ser melhoradas durante a prática da atividade física.
Desta forma, o aproveitamento escolar das crianças e jovens que praticam desporto melhora, afinal todos estes fatores são essenciais para um bom aproveitamento escolar.
Leia também: A escola e o desporto na formação de um atleta
Benefícios sociais do desporto de formação
Como seres sociais que somos, temos a necessidade de interagir com outras pessoas para conseguirmos desenvolver as competências sociais, fundamentais para vivermos em sociedade.
Ora, a prática desportiva envolve a interação com outras pessoas, de diferentes gerações e culturas, contribuindo para o desenvolvimento de competências sociais, como a comunicação, a empatia, a solidariedade, o respeito e o trabalho em equipa.
O desporto ajuda também a combater a exclusão social e a promover a integração de crianças e jovens de diferentes origens e culturas. Muitos clubes recebem atletas deslocados da sua família e têm de garantir que são bem acolhidos por toda a comunidade desportiva.
Desenvolvimento emocional nos jovens atletas
Um dos grandes benefícios do desporto de formação é o desenvolvimento da inteligência emocional nos jovens atletas. Uma criança ou jovem emocionalmente inteligente é capaz de reconhecer as suas próprias emoções e saber como lidar com as mesmas e, simultaneamente, é mais empático e compreensivo com os seus pares.
Com a prática desportiva em equipa, as crianças e jovens aprendem a lidar com diferentes emoções como a frustração e a alegria, aprendem a superar desafios e a controlar a ansiedade e o stress.
Para além disso, o desporto de formação aumenta a autoestima e a autoconfiança dos jovens, graças ao sentimento de pertença a um grupo e da integração no mesmo.
Com o aumento de casos de ansiedade em crianças e jovens, a prática de desporto coletivo pode ser uma ajuda fundamental na prevenção desta doença, contribuindo de forma positiva para a saúde mental dos jovens atletas.
Preparação para a vida adulta
As crianças e jovens de hoje são os adultos de amanhã e o desporto de formação tem um papel fundamental no seu crescimento, na formação da identidade e na preparação dos pequenos atletas para os desafios da vida adulta.
Através da prática desportiva, os jovens aprendem valores como a disciplina; o trabalho em equipa; a resiliência; a perseverança; a empatia e o respeito mútuo, que são fundamentais para o sucesso em qualquer área da vida.
Para além de tudo isto, o desporto ajuda ainda os jovens atletas a desenvolverem a sua capacidade de liderança, a saberem gerir o seu tempo e a tomarem decisões sobre pressão, o que os ajudará muito na sua vida adulta.
O desporto de formação revela-se assim uma excelente ferramenta de preparação para a vida adulta.
O desporto de formação é muito mais do que uma atividade física
O desporto de formação tem muito mais para oferecer para além da prática da atividade física. O desporto oferece aos jovens atletas ferramentas e valores que os vão acompanhar para o resto da vida.
Contudo, para que as crianças e jovens consigam perceber o impacto do desporto de formação e desfrutar de todos os seus benefícios, os pais devem apoiar os filhos, sem nunca os pressionar para chegarem a altos patamares ou para praticarem uma modalidade com a qual não se identificam. Já os clubes desportivos devem oferecer uma formação de qualidade, estando sempre atentos ao comportamento dos atletas e acompanhando-os em diferentes áreas, como a área escolar ou psicológica.
O investimento no desenvolvimento desportivo dos jovens, é um investimento no desenvolvimento de uma pessoa mais confiante, responsável e bem-sucedida no futuro.